Notícias
UFMA celebra aprovação da primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade
O trabalho “Evolução da Paisagem no Município de Bacabeira-MA, a Partir das Instalações Desenvolvimentistas nos Séculos XX e XXI” representou um marco no Departamento de Geociências (Degeo). A dissertação, elaborada pela mestranda Jamille Oliveira, com a orientação do docente Marcelino Silva Farias, foi a primeira dissertação aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO). A defesa do trabalho foi realizada por meio do Google Meet e contou com a presença do reitor Natalino Salgado; do presidente da Fapema, André Santos; de professores e de demais membros do Degeo.
O coordenador do PPGGEO, Márcio Celeri, abriu o evento contando os esforços do departamento para a institucionalização do programa, citando as tentativas e o apoio da reitoria, do corpo de docentes e da comunidade científica da geografia de todo o Brasil. “Sentimos que nosso programa hoje, por meio da primeira defesa, nasce alicerçado pela experiência do departamento em humanizar pesquisas”, contou o docente.
Em seu discurso, o reitor Natalino Salgado saudou o departamento e a mestranda pela conquista e celebrou os esforços e as adaptações para o sucesso do programa. “Em decorrência da pandemia, estamos nos reinventando, superando e buscando meios tecnológicos. Se não fosse esse esforço de vencer barreiras e conquistar espaços, não chegaríamos à aprovação do programa e a esta primeira defesa. Renovo minhas felicitações por este momento. É essa ciência que ajuda a edificar o conhecimento da nossa Universidade”, proferiu.
O trabalho tratou sobre a relação industrial com a mudança ambiental no município de Bacabeira, analisando aspectos históricos das instalações desenvolvimentistas e a relação da população da cidade e das empresas instaladas com o meio ambiente.
Por: Andressa Algave
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante