Mesa-redonda sobre pesquisa em Comunicação, em nível de pós-graduação, ocorrerá nessa sexta-feira, 10

publicado: 06/06/2022 14h52, última modificação: 06/06/2022 20h16
Mesa-redonda sobre pesquisa em Comunicação, nível de pós-graduação, ocorrerá nessa sexta-feira, 10.jpeg

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Imperatriz, sediará, até sexta-feira, 10, a 31ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Como parte da programação, será realizada, nessa terça-feira, 7, a partir das 18h, a mesa-redonda "Múltiplos olhares sobre a pesquisa em Comunicação em nível de pós-graduação", que será transmitida no canal da Compós, no Youtube. Pela terceira vez, o evento será realizado em formato virtual.

O Encontro Anual da Compós é considerado o evento mais relevante acerca das discussões acadêmicas e do avanço do campo da comunicação no Brasil. O encontro reúne pesquisadores de diversas partes do país, distribuídos em vinte Grupos de Trabalho (GTs), para discutir suas pesquisas em comunicação. Pela primeira vez, o evento é sediado no Maranhão.

A mesa-redonda será mediada pela professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, da Universidade de São Paulo (USP) e terá como palestrantes a professora Rosane Steinbrenner, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o professor Juliano Domingues, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e a professora Liana Vidigal, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Imperatriz, é o primeiro mestrado acadêmico da área implementado na UFMA. A implementação desse programa na cidade de Imperatriz tem por objetivo suprir uma necessidade regional ainda carente na formação de recursos humanos.

A intenção é oferecer uma formação continuada para alunos formados na Comunicação e áreas afins. O mestrado acadêmico em Comunicação da UFMA se divide em duas linhas de pesquisa: “Tecnologia, Estética e Produtos Midiáticos” e “Rotinas, Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos” que sublinham um direcionamento para a investigação de dimensões e articulações da comunicação contemporânea.

O PPGCOM foi aprovado em 2018 e iniciou as atividades em 2019. Formou, em 2021, seus primeiros mestres e mestras e conta com mais de vinte estudantes matriculados.

Conheça mais sobre o Programa em www.ppgcom.ufma.br, ou entre em contato enviando um e-mail para ppgcomitz.ufma@ufma.br.

Saiba +

Em 2022, a Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) completa 32 anos de existência. Durante mais de três décadas, as diretorias da Compós foram eleitas periodicamente para promover os objetivos da Associação por meio de atividades comuns entre os programas associados, com destaque para o Encontro Anual, organizado como espaço efetivo de debate sobre a produção acadêmica e de integração, em busca de aperfeiçoamento, produtividade e qualidade da área.

Desde 1992, trinta Encontros foram promovidos por diferentes instituições e realizados, respectivamente, no Rio de Janeiro (UFRJ, 1992), Salvador (UFBA, 1993), Campinas (UNICAMP, 1994), Brasília (UNB, 1995), São Paulo (USP, 1996), São Leopoldo (UNISINOS, 1997), São Paulo (PUC-SP, 1998), Belo Horizonte (UFMG, 1999), Porto Alegre (PUC-RS, 2000), Brasília (UNB, 2001), Rio de Janeiro (UFRJ, 2002), Recife (UFPE, 2003), São Bernardo do Campo (UMESP, 2004), Niterói (UFF, 2005), Bauru (UNESP, 2006), Curitiba (UTP, 2007), São Paulo (UNIP, 2008), Belo Horizonte (PUC-MG, 2009), Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2010), Porto Alegre (UFRGS, 2011), Juiz de Fora (UFJF, 2012), Salvador (UFBA, 2013), Belém (UFPA, 2014), Brasília (UNB, 2015), Goiânia (UFG, 2016), São Paulo (FCL, 2017), Belo Horizonte (PUC-MG, 2018), Porto Alegre (PUC-RS, 2019), Campo Grande (UFMS, 2020 - on-line) e São Paulo (PUC-SP, 2021 - on-line).

Com informações da Comissão Organizadora da 31ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Por: Hérika de Almeida

Produção: Bruna Castro