Notícias
Mesa-redonda sobre comunicação, reputação e gestão pública marca início da segunda turma do Profiap, na UFMA
Na última terça-feira, 22, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à segunda turma do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). A ocasião foi marcada pelo debate sobre o papel das mídias sociais e a formação da reputação, tanto das organizações quanto das pessoas que nelas estão envolvidas, e as responsabilidades legais do uso dessas mídias.
Segundo o coordenador do Profiap, Walber Pontes, as mídias sociais têm ganhado uma relevância muito grande, tanto no aspecto da gestão quanto da reputação, das organizações e das pessoas que ocupam esses espaços. “A nossa ideia é sempre trazer algo contextualizado, algo que está acontecendo, que tem uma relevância para a gente, que, não necessariamente, é teórica, mas que é prática, até porque o nosso mestrado é o mestrado profissional”, salientou Walber.
Para abordar o tema, foi proposta uma mesa-redonda que teve a participação da docente do Departamento de Comunicação Luiziane Saraiva e do professor do curso de Direito da UFMA e procurador do município de São Luís, Alexsandro Rahbani Feijó.
A Era da desconfiança
Para Luiziane Saraiva, um dos grandes desafios contemporâneos é a crise de confiança generalizada em diversas áreas da sociedade. Segundo a professora, embora a tecnologia da informação e da comunicação tenha contribuído para organizar processos e facilitar a interação, ela também foi responsável por amplificar ruídos na comunicação, que acabam comprometendo a confiança — elemento essencial para a construção da reputação.
“Hoje, o que nós temos são instituições públicas que, por desconhecerem o protocolo de existência no mundo virtual, nas redes sociais de posicionamento, às vezes, acabam gerando crises imensas e perdem excelente oportunidade de relacionamento com seus públicos estratégicos”, pontuou a docente.
Outro ponto levantado por Luiziane é o papel das instituições públicas em garantir a accountability — termo que se refere à obrigação de prestar contas, agir com transparência e se comunicar com clareza perante a sociedade. Segundo ela, as redes sociais devem ser vistas como um canal eficiente de prestação de contas. O foco deve ser informar, dialogar e construir confiança a longo prazo.
PROFIAP e a formação de gestores mais capacitados
O PROFIAP é um programa de pós-graduação profissional, de abrangência nacional, que tem por objetivo capacitar servidores públicos e profissionais da área para o exercício qualificado da gestão pública, com foco na inovação e aumento da produtividade. O curso é ofertado pela UFMA e outras instituições de ensino superior do Brasil, sendo reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
Nesta nova turma do curso de mestrado na UFMA, estão ingressando dez alunos, sendo seis da UFMA, dois do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e dois da sociedade. “O grande foco é para pessoas que atuam na área pública, principalmente, na área das instituições federais de ensino. A gente abre para outras áreas, mas o foco para o qual ele foi pensado é o desenvolvimento da administração pública para as instituições federais de ensino”, ressaltou o coordenador do Profiap na UFMA.
Para o servidor da Universidade Federal do Maranhão Francinilson Cardoso da Silva, o mestrado é uma oportunidade de formar um gestor público mais consciente. “A questão do gestor público é uma área muito complexa, que envolve a área do direito, a área de economia, a área de orçamento, a área de gestão de recursos humanos, liderança e também a área de contratações. Então, esse mestrado vai abarcar todas essas áreas e formar o gestor público mais consciente do que deve ser feito na administração da Universidade”, observou o mestrando.
A servidora pública da Secretaria de Fazenda do Maranhão Daiane Frazão aponta a necessidade de se capacitar melhor para desempenhar suas funções dentro da Secretaria como a razão para buscar o mestrado. “Eu trabalho num programa de modernização da gestão fiscal do Estado, do qual sou uma das coordenadoras. E, com esse mestrado, eu queria melhorar as minhas competências para fazer a gestão do programa, principalmente, na parte de gestão de projetos em administração pública, que é uma área em que a gente tem muito conteúdo em gestão de projetos, mas poucos voltados, especificamente, para a administração pública”, compartilhou Daiane.
O Profiap é mais um instrumento do compromisso da Universidade Federal do Maranhão com a melhoria contínua e a eficiência no serviço público.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante