Notícias

Medicina Imperatriz é nota máxima em avaliação do MEC

publicado: 07/04/2025 10h40, última modificação: 07/04/2025 13h18
Medicina Imperatriz é nota máxima em avaliação do MEC

Como resultado da excelência no ensino e o compromisso com a formação profissional de qualidade, o curso de Medicina do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) alcançou nota 5 (nota máxima) em avaliação recente realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação integra o processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a regulamentação dos cursos de graduação no Brasil. O objetivo é assegurar a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior, aprimorar a educação superior, direcionar a ampliação da oferta de cursos e fortalecer a responsabilidade social das IES, sempre respeitando a identidade e a autonomia de cada instituição.

O pró-reitor de Ensino da UFMA (Proen), Romildo Sampaio, explica que a avaliação do curso de Medicina de Imperatriz analisou a didática, o corpo docente e a infraestrutura. “A avaliação ocorre por meio de uma comissão formada por dois especialistas, que, além de professores, são médicos e pesquisadores. A avaliação foi realizada durante três dias, sob diferentes aspectos. Basicamente, são três grandes dimensões, cada uma delas constando de dezenas de indicadores. Os especialistas avaliaram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e toda a infraestrutura física dedicada ao curso, incluindo os laboratórios e ambientes de prática.”

Esses avaliadores analisam as condições de funcionamento dos cursos com base no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Inep, que considera três aspectos principais: infraestrutura, qualificação e atuação do corpo docente e tutorial, além da organização didático-pedagógica.

O pró-reitor da Proen salienta que a obtenção do conceito máximo reforça a qualidade da formação em Medicina na UFMA e reconhece o esforço coletivo da instituição.

“É um conceito creditado a pouquíssimas instituições e denota, de modo inequívoco, a qualidade na formação dos futuros profissionais médicos que a Universidade Federal do Maranhão proporciona. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que esse conceito indica que tanto a nossa organização pedagógica quanto o nosso corpo docente, assim como a nossa infraestrutura, estão plenamente adequadas à formação dos nossos futuros médicos. Fica aqui o nosso reconhecimento à gestão superior. O reitor Fernando Carvalho tem reiterado que precisamos buscar mais qualidade. Estamos com um programa de qualidade para todos os nossos cursos de graduação, como parte do Programa de Modernização da instituição. O reconhecimento também é um agradecimento a toda a equipe da Pró-reitoria de Ensino, a toda a equipe do Centro de Ciências de Imperatriz, e, principalmente, à coordenação e todo o corpo docente, discente e técnico do curso de Medicina, que, certamente, dedicaram seus melhores esforços para que a gente pudesse obter esse reconhecimento por meio desse conceito máximo”, frisa.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, parabeniza as equipes envolvidas pelo empenho que levou o curso de Medicina à nota máxima e destaca o compromisso com a qualidade do ensino. “Gostaria de parabenizar toda a equipe da Proen, toda a equipe da coordenação do curso de Medicina, assim como os discentes, docentes e técnicos, que proporcionaram ao nosso curso a nota máxima na sua avaliação. Esse resultado reforça o compromisso com a qualidade do ensino superior e com a formação dos nossos futuros médicos. Quero, por fim, parabenizar o Curso pelos seus onze anos de existência”, expressa.

O coordenador do curso, Marcos Custódio enfatiza que a nota reflete o esforço conjunto da comunidade acadêmica para o sucesso do curso de Medicina. “Essa nota representa o esforço coletivo de discentes, docentes e técnicos administrativos e de laboratório para o êxito do curso de Medicina. Apesar dos desafios de um curso inserido no interior do Estado, a atuação da coordenação e de toda a comunidade acadêmica resultou nessa nota”.

Onze anos de existência

O curso de Medicina do Câmpus de Imperatriz, celebrou, nesse sábado, 5 de abril, onze anos de existência na instituição. O curso representa um marco significativo para a medicina no Estado do Maranhão, sobretudo, na Região Tocantina.

Localizado na Unidade Bom Jesus, já formou mais de trezentos médicos e atualmente conta com 439 discentes ativos e, aproximadamente, oitenta servidores entre docentes e técnicos.

Com uma infraestrutura avançada, o prédio do Curso de Medicina do CCIm é formado por três blocos, compostos por salas de aula, banheiros, auditório, sala de videoconferência, laboratórios, consultórios simulados, sala de observação, salas de simulação de alta fidelidade, além de espaços como almoxarifado, sala de reunião, sala de professores e recepção e estacionamento.

Forma profissionais de qualidade dedicados com o compromisso social e preparados para transformar realidades.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: