Notícias
Media Training UFMA-FAPEMA chega à oitava edição e reforça papel social da ciência maranhense
O novo módulo começa na segunda-feira, 10 de novembro. Foto: Sarah Dantas (DCOM)
O compromisso com a popularização da ciência no Maranhão ganha novo impulso, com o início da oitava edição do Curso de Media Training para Pesquisadores, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
A iniciativa vem se firmando como uma ponte essencial entre a produção científica e a sociedade, capacitando pesquisadores a comunicar seus resultados de forma acessível e estratégica.
O novo módulo começa na segunda-feira, 10 de novembro, e terá a parte teórica desenvolvida no anfiteatro do Curso de Comunicação Social da UFMA, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga. A ação reunirá bolsistas da FAPEMA de diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de promover reflexões sobre o papel transformador da ciência e sobre os caminhos para torná-la compreensível e relevante nos meios de comunicação.
Entre os professores que integram esta etapa, está o jornalista e coordenador de núcleos da Rádio Universidade FM, Paulo Pellegrini. “Estamos chegando à etapa final do curso na versão 2025. Esta será a antepenúltima turma: a primeira do mês de novembro. Depois, haverá ainda outra em novembro e a turma final em dezembro. É um percurso muito proveitoso, e a gente percebe, pelo feedback dos alunos, a importância de tocar nessa temática do media training, da preparação para entrevistas, do relacionamento com a mídia, de como organizar melhor as ideias e aproveitar os diferentes tipos de mídia para apresentar suas pesquisas e propostas. Temos recebido um retorno muito positivo”, avaliou, Pellegrini.
Ele também explicou como será a dinâmica aplicada nessa etapa: “Nesse sentido, esta antepenúltima turma segue a mesma sequência: aulas voltadas desde os aspectos mais conceituais sobre media training e comunicação organizacional até as práticas de rádio, TV, mídias sociais e internet. É um percurso muito proveitoso, e temos orgulho de participar e promover essa iniciativa no âmbito da Rádio Universidade, junto às demais instâncias de comunicação da UFMA”.
Pelegrini finalizou ponderando sobre a continuidade do curso no próximo ano: “A ideia é realizar uma nova turma em 2026, que deverá abranger também extensionistas — não apenas pesquisadores integrados à FAPEMA, mas bolsistas de extensão vinculados a essa importante instituição de fomento à pesquisa no Maranhão”.
Comunicação científica em rede
O Curso de Media Training integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, que prevê a realização de até dez turmas. Gratuita e voltada a pesquisadores bolsistas vinculados à FAPEMA, a formação alia teoria e prática, com atividades que simulam entrevistas, produção de conteúdos para diferentes mídias e orientações sobre estratégias de visibilidade científica.
A ação conta com o apoio da Rádio Universidade FM, da TV UFMA e da Diretoria de Comunicação (DCom), fortalecendo a articulação entre ciência e mídia pública.
As próximas edições e ações complementares do curso serão divulgadas pelos canais oficiais da UFMA e da FAPEMA. Iniciativas como os programas Rádio Ciência e Rádio Ciência Entrevista, da Universidade FM, continuam a integrar esse esforço coletivo de valorização e difusão da ciência produzida no Maranhão.
Por: Borges Júnior - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante