publicado: 27/12/2022 10h55, última modificação: 27/12/2022 14h37
A acadêmica desenvolveu 138 sinais para termos relacionados ao design em glossário multimídia
Mayellem Sousa, primeira estudante surda de Design da UFMA, apresenta glossário em Libras no TCC.jpg

Mayellem Sousa, primeira estudante surda do curso de Design da UFMA, desenvolveu um glossário com 138 termos relacionados à área, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar o entendimento do conteúdo das aulas. A pesquisa inovadora foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no dia 21 e, em breve, será publicado como livro físico e em formato e-book.

De acordo com Mayellem, a motivação para desenvolver esse trabalho surgiu das dificuldades que ela mesma enfrentava quando ingressou no curso. “Logo que ingressei no Design, sentia muita dificuldade, pois eu fui a primeira aluna surda do curso e não compreendia bem os termos que os professores ensinavam, até porque alguns são em inglês. Então eu pedia sempre para que os professores escrevessem no quadro e, assim, comecei a fazer o mapeamento dos termos e iniciei a criação de sinais em Libras para eles”, explicou.

Segundo a professora Raquel Noronha, orientadora de Mayellem, essa pesquisa serve também para os ouvintes, pois, com esse material, poderá interagir melhor com a comunidade surda no processo de ensino-aprendizagem do curso. “Esse projeto é um grande exercício de alteridade, que afeta a todos os envolvidos. É a oferta de um poderoso canal de comunicação, em formato multimídia, permitindo o processo educacional em Design. Creio que outros alunos surdos, e já temos mais um no curso atualmente, se beneficiarão imensamente deste projeto. Assim, contribui de forma mais ampla para o campo do Design no Brasil”, destacou.

Defesa de TCC da primeira discente surda do corso de Design - 21-12-2022

Mayellem e sua orientadora realizaram pesquisas de projetos similares e não encontraram trabalhos semelhantes nessa área, o que torna o glossário inovador. “Eu procurei, inclusive, em outros estados sobre esses glossários, mas foram poucos os volumes encontrados para o Design. Encontrei para Medicina e Letras - Libras, mas nenhum aplicado à minha área”, pontuou a discente.

Mayellem espera que esse trabalho seja divulgado para que mais pessoas tenham acesso, e, assim, melhorar a acessibilidade. “Eu desenvolvi esses termos em Libras para que, futuramente, outros alunos possam usá-los, tendo em vista que são poucos os materiais dessa natureza com o foco na comunidade surda. Foi com o objetivo de evitar as limitações impostas pela falta de tradução desses termos que eu decidi criar esse material”, declarou a aluna.

O glossário conta com exposições multimídia, em que intercala conteúdo textual, fotográfico e vídeos com a interpretação e escrita dos sinais, o que compõe uma ferramenta importante para a promoção da acessibilidade no curso e, também, constitui um material relevante para intérpretes de Libras que traduzem as aulas.

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro