Mãos que Cuidam: discentes de Enfermagem de Pinheiro realizam ação social de Natal

publicado: 22/12/2023 12h22, última modificação: 22/12/2023 21h26
Mãos que Cuidam: Discentes de Enfermagem de Pinheiro realizam ação social de Natal

No dia 15 de dezembro, o projeto Mãos que Cuidam, do Câmpus Pinheiro, realizou a IV edição do Natal Solidário, na comunidade São Benedito dos Soares, em Pinheiro. Durante a ação, foi ofertado aos moradores da comunidade atendimento médico, odontológico e de enfermagem, com aferição de pressão, vacinas de rotina, testagem rápida de ISTs, além da doação de roupas, brinquedos, atividades recreativas com crianças e entrega de brinquedos e distribuição de cestas básicas para as 65 famílias da comunidade.

A iniciativa, como explica o discente Rafael Mendonça, um dos fundadores do projeto, partiu dos estudantes de enfermagem, sendo aprovado pelo colegiado de curso de Enfermagem no ano de 2021, como um projeto de extensão  vinculado, portanto, à Universidade e à Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro.

Realizado com a colaboração da assistente social Josimar Mendes e da professora orientadora Marisa Aranha, o projeto fortalece a atuação dos estudantes no tripé do ensino, pesquisa e extensão e beneficia a comunidade promovendo a prevenção de diversas doenças, e, atrelado a isso, a doação de cestas básicas, roupas e brinquedos.

“A ideia de fundação do projeto aconteceu no primeiro semestre de 2020, ano mundialmente conhecido por conta da pandemia de covid-19. Inicialmente, o projeto iniciou com um carácter social visando atender a comunidade São Benedito dos Soares. Dessa forma, ao longo de todo o ano, construímos uma programação para o desenvolvimento de atividades filantrópicas. O projeto Mãos que Cuidam é feito por muitas mãos, feito por pessoas que acreditam que podem modificar realidades por meio do esforço coletivo e solidário”, finalizou Rafael.

Desde sua fundação, o projeto realiza anualmente diversas ações voltadas à comunidade, como uma ação para as mulheres por meio de exames, consultas, atendimento odontológico, entre outros.

Por: Juan Terra e Júlio César

Produção: Alan Veras