publicado: 09/08/2022 13h17, última modificação: 09/08/2022 16h12
Mais de sessenta Instituições Federais de Ensino Superior participaram do Forplad, na UFMA.jpg

A 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino (Forplad), sediada na Cidade Universitária Dom Delgado, contou com 112 inscritos de 69 instituições de ensino superior e cerca de 85 participantes presenciais diários. Além da participação presencial, o encontro também foi transmitido, em parceria com a TV UFMA, no canal do Forplad no Youtube. Durante o encerramento, foi deliberado um ofício que será encaminhado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pontuando a necessidade de recomposição do orçamento, as dificuldades em atender às necessidades contínuas e de investimento no ano de 2022.

Após três dias de evento, foram discutidos, entre diversas palestras, a nova lei de licitação, relatos de boas práticas de governança e discussões sobre o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Segundo o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA, Walber Lins Pontes, o Fórum é um processo permanente, no qual as reuniões ordinárias são importantes para que se identifiquem pontos relevantes ao desenvolvimento das instituições e para se compreenderem, de forma organizada e estruturada, as ações que serão desenvolvidas pelas instituições com o intuito de crescimento da Universidade e para prestação de serviços à sociedade com qualidade. De acordo com Walber Pontes, o ofício apresentado ao final do painel visa sensibilizar os entes superiores das necessidades das Ifes.

No encerramento, ocorreu o painel “Os impactos orçamentários de 2022 e as perspectivas para 2023”, ministrado pela coordenadora da Comissão de modelos e pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Dulce Tristão, e pelo vice coordenador da Comissão de Modelos e pró-reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juscelino Silva, que apresentaram a ferramenta de acompanhamento de execução orçamentária. Por meio dessa ferramenta, desenvolvida pelo Forplad, é possível visualizar os orçamentos discricionários, de pessoal, o histórico de execução, entre outros.

Encerramento da 2° Reunião Ordinária Forplad 2022 - 05-08-2022

Segundo Jucelino Silva, a ferramenta, além de ser um meio de gestão, é também um instrumento de transparência que apresenta uma série histórica com dados desde o ano 2000, que podem ser avaliados de forma regional e nacional. “Entendemos que é uma boa tecnologia, pois é acessível, interativa e automatizada, e conseguimos ter uma transparência mais assertiva e reconhecida pelos órgãos de controle. Esses painéis têm direcionado as tomadas de decisões da Andifes e do Forplad em relação à Secretaria de Educação Superior (Sesu) e alguns parlamentares, tendo sido um avanço significativo”, ressaltou.

Com o encerramento da segunda reunião, o coordenador do Forplad, Franklin Matos Silva Júnior, pontuou que o Fórum foi excelente em São Luís e agradeceu o acolhimento da UFMA. “Este é um ano muito crítico para o orçamento das universidades, e podemos ver esse orçamento para o final deste ano e início de 2023, tomamos algumas medidas e mantivemos diálogos com a Andifes. Durante o encontro, vimos que existem universidades bem-desenvolvidas na área de gestão, e elas vão nos ajudar a aprofundar o conhecimento e o nivelamento da rede. Discutimos bastante a nova lei de licitação. Ela tem efeito parcial no momento, mas, em abril, valerá por completo, então é muito importante todos estarem alinhados”, disse.

Ao final, houve um sorteio com entregas de livros pelo reitor Natalino Salgado. Os presentes ainda assistiram à apresentação do Boi Novilho de Luz da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI). A previsão é que a terceira reunião do Forplad seja realizada em dezembro, no Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro