Mais de oito mil pessoas prestigiaram a Feira das Profissões 2024 em dois dias

publicado: 12/09/2024 17h03, última modificação: 13/09/2024 00h36
Evento ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções da UFMA
Mais de 8000 pessoas prestigiaram a Feira das Profissões 2024 em dois dias

“A Feira [das Profissões] é o maior evento da UFMA, que envolve uma grande logística, é uma equipe comprometida, competente e responsável! Sensação de dever cumprido e entusiasmada para a próxima edição, de 2025". Foi com essas palavras que a diretora de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg), Cecilma Miranda de Sousa Teixeira, finalizou a edição de 2024 da Feira das Profissões.

E os números comprovam. Durante os dias 10 e 11 de setembro, o Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou a Feira das Profissões, abrigando 54 estandes, de 47 cursos de graduação e de 8 parceiros. Nesse período, 80 escolas visitaram a Universidade e cerca de 8.120 visitantes passaram pelos estandes. Previamente inscritas, algumas escolas também puderam fazer um tour panorâmico em que puderam conhecer os prédios Cidade Universitária ou conhecer mais de perto algumas das estruturas das UFMA, como a Rádio Universidade e o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário.

A Feira das Profissões é realizada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e promove uma verdadeira imersão nos cursos de graduação ofertados pela Universidade, dando a oportunidade para que alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas conheçam mais sobre as profissões que almejam ou descubram um novo horizonte; as produções e as oportunidades de cada profissão no mercado de trabalho.

Cecilma também destacou a experiência em realizar a Feira: “Foi muito gratificante vencer esse desafio, e ver a satisfação de todos que por ali passaram, o compromisso dos cursos, o brilho nos olhos de cada aluno a explicar sobre seu curso. Então, uma visibilidade muito grande a todos os cursos e que reflete no todo da Universidade. Então, foram dois dias de intensa atividade e muito gratificante com tudo que a gente vivenciou. Eu, particularmente, me sinto muito feliz com os resultados e muito grata com toda a equipe, com todos que participaram direta e indiretamente para essa realização”.

Abertura Feira das Profissões 2024 - 10.09.2024

Destaques de 2024

A cada ano, os estandes ficam mais interessantes, com os cursos investindo na interatividade e na inovação, com o objetivo de despertar a curiosidade dos visitantes. Nesse contexto, a Feira é encerrada com a premiação dos melhores estandes, votados pela comissão organizadora, em que são considerados organização, criatividade, receptividade e apresentação nos estandes. Cada Centro de Ciência tem dois cursos premiados. Este ano, saíram vencedores: CCSO - Biblioteconomia e Comunicação Social; CCBS - Oceonografia e Farmácia; CCET - Física e Química Industrial e CCH - Geografia e Música.

A premiação também destaca o melhor estande entre parceiros convidados e um representante da comissão. Nesta edição, o Colégio Universitário levou o troféu na categoria Convidados, e Karine Neves, na categoria Comissão. Reconhecendo o trabalho e a dedicação pela organização dos monitores e pelo “Tour na UFMA”, o professor Davi Andrade, do curso de Turismo, recebeu a Menção Honrosa.

O sucesso da Feira das Profissões é fruto do compromisso da UFMA em oferecer informação e orientação sobre diversidade de cursos, proporcionando uma experiência rica em inovação e interatividade. A UFMA reafirma seu papel como uma instituição que valoriza o ensino de qualidade, prático e dinâmico, estimulando a curiosidade e a criatividade dos estudantes em cada etapa de sua formação, e mostrando que o aprendizado pode ser tão inspirador quanto desafiador.

Feira das Profissões 2024 - 11.09.2024

Por: Ingrid Trindade