Mais de dois mil estudantes da UFMA realizaram a prova do Enade 2021 no domingo, 14

publicado: 16/11/2021 17h46, última modificação: 17/11/2021 18h19
Enade UFMA 2021 - Gestão.JPG

Na tarde de domingo, 14 de novembro, 2.146 discentes de 18 polos de educação a distância e dos câmpus de São Luís, Chapadinha, Pinheiro, Codó, Imperatriz e Bacabal da Universidade Federal do Maranhão realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Na capital, as provas foram aplicadas na Faculdade Pitágoras, unidade do Turu; e na Universidade Ceuma, polo Renascença, contando com o apoio da gestão superior da Instituição no período da manhã, composta pelo reitor Natalino Salgado, pró-reitores, coordenadores de cursos e docentes. Na ocasião, em duas tendas montadas, próximo aos portões dos locais de prova, os estudantes da UFMA receberam, de forma gratuita, garrafas d’água, lanche e um kit com máscara, álcool em gel e canetas.

O procurador Educacional Institucional da UFMA, Romildo Martins Sampaio, esclareceu que o Enade é um componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação do país, portanto todo estudante habilitado precisa estar com sua situação de regularidade em ordem, correndo o risco de não obter seu diploma, com a não realização do exame.

O Enade constitui o principal indicador de qualidade dos cursos de graduação superior do país, sendo assim, cursos bem-avaliados são reconhecidos pela sociedade, como também pelo mercado de trabalho. Já cursos mal-avaliados sofrem medidas de supervisão pelo Ministério da Educação, podendo acarretar seu fechamento”, explicou.

Romildo Sampaio ainda pontuou que a UFMA realiza, em todas edições do Exame, campanhas de preparação dos estudantes aptos a realizar as provas. “Essas campanhas têm se mostrado bastante efetivas no sentido de acolher e envolver todos os participantes. Este ano, iniciou-se em julho, com a participação da gestão superior; dos coordenadores de curso, que fazem um papel direto com o aluno concluinte; dos demais professores do curso e principalmente dos alunos”, ressaltou.

Para Simara Vieira da Rocha, coordenadora do curso de Ciência da Computação da UFMA, a campanha de preparação dos estudantes concluintes é extremamente importante e que não é apenas realizada com a ação de entrega de kits e recepção deles nos dias de provas, começando desde o momento que os discentes são inscritos no Enade.

Essas notas que os cursos de graduação obtêm com baase no Exame não são só importantes para o curso, mas para os alunos também, uma vez que diz respeito à qualidade de sua formação. Dentro do curso de Computação, foi um período longo, porque começamos em agosto, fazendo reuniões e palestras com esses alunos, abordando vários aspectos, não só da conscientização deles para participar desse processo, mas também discutir a respeito das provas, em sua constituição e aplicação”, frisou.

Enade UFMA 2021 - 14-11-2021

O reitor Natalino Salgado salientou que toda a equipe da gestão superior da Universidade está apoiando os estudantes aptos a realização da edição 2021 do Enade e que isso se repete todos os anos.

Nós temos a responsabilidade, por sermos universidade pública federal, reconhecida pelo seu padrão de excelência, com bons indicadores, de manter e melhorar a qualidade do ensino superior em nosso estado. Parabenizo o zelo, a dedicação e o apoio do dia a dia que os coordenadores e docentes deram a esses alunos. Com essa mobilização, antes e durante o exame, nossos estudantes se sentem apoiados para a realização de uma prova com excelência e que ajude a manter a performance de qualidade que nossa universidade detém”, pontuou.

Por fim, Jhonatan Ferreira Santos, discente do oitavo período do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA, enfatizou a importância da realização do exame por estudantes em reta final de curso. “A UFMA me enriqueceu não só em conhecimentos interligados à educação física, como também a formação de outros aspectos sociais, culturais e educacionais. Essa prova demonstrará a preparação e qualidade de vários cursos de graduação, responsáveis pela formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho ou na inserção de programas de pós-graduação. Sou grato por minha história acadêmica e profissional com a UFMA e por estar diante de bons professores e funcionários”, finalizou.

Por: Allan Potter

Fotos: Allan Potter