Mais de 90 estudantes recebem o grau de licenciados e bacharéis em Imperatriz

publicado: 24/03/2023 10h12, última modificação: 26/03/2023 19h09
Mais de 90 estudantes recebem o grau de licenciados e bacharéis em Imperatriz.jpg

O Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) realizou na quinta-feira, 23, a cerimônia de colação de grau dos 97 formandos do câmpus. A solenidade, presidida pelo vice-reitor Marcos Fábio, que estava representando o reitor Natalino Salgado, marca o rito de passagem desses formandos que, agora, são os mais novos profissionais da Região Tocantina.

Esse momento de alegria e satisfação, tomou conta do, agora pedagogo, Raimundo Oliveira, que é o primeiro cego a se formar na região. “Quando a gente fala em inclusão é muito superficial a forma como ela é vista. A inclusão vai muito além da estrutura física. Na UFMA, a inclusão está no caminho que deve permanecer, e é claro ainda há muito para ser investido, como a implantação de um Núcleo de Acessibilidade em Imperatriz, para que nós, cegos, possamos ser mais assistidos. Esse é um processo que deve estar presente no câmpus e em todas as áreas de graduação. Chegar até a colação de grau, foi desafiador e muitas dificuldades entrei, mas com dedicação, consegui receber o grau”, declarou.

Mais de 90 estudantes recebem o grau de licenciados e bacharéis em Imperatriz (2).jpg

A noite foi especial para os formandos que receberam o grau de Bacharéis em Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Medicina, e Licenciados em Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Biologia, e Pedagogia, é o caso de Shara Mendonça, de Enfermagem, que expressou sua felicidade pelo momento e resumiu esse dia, como um momento de alegria.

“Nós passamos cinco anos investindo e sonhando com esse momento. Tivemos o período crítico da pandemia que atrasou mais de um ano, então foram em média seis anos para concluirmos. Nós sonhamos e desejamos passar por isso. Batalhamos, lutamos, fomos uma turma muito unida, principalmente por sabermos das dificuldades que cada uma passa e está aqui reunida com todos eles, com os familiares e amigos, é um momento significativo e marcante. Estamos todos felizes e só de imaginar que estou saindo e outras pessoas entrando, com base nesse sonho que hoje realizamos, é uma alegria imensa”, afirmou.

Para o vice-reitor Marcos Fábio, a colação de grau é sempre muito especial, ainda mais para essas turmas que estão formando agora e que enfrentaram quase três anos de pandemia. “Agora estão de forma muito vitoriosa chegando ao final das suas trajetórias que, na verdade, é um recomeço porque aqui receberão o diploma e depois continuarão suas trajetórias como estudantes, fazendo suas pós-graduações, ou trabalhando. Sempre ficamos felizes e honrados, desejando que esses novos profissionais, tenham uma carreira brilhante e que levem o nome da UFMA onde quer que estejam. Sabemos que são muitos desafios, mas temos a consciência de que demos o nosso melhor para que os alunos sejam excelentes profissionais”, comemorou.

Durante a cerimônia, os formandos, familiares e amigos ouviram os discursos da paraninfa oficial, professora Vanda Pantoja, do Curso de Ciências Humanas – Sociologia, e do orador oficial, o formando Raimundo Oliveira Marques, do curso de Licenciatura em Pedagogia.

O diretor do CCIm, professor Leonardo Hunaldo, parabenizou os formandos, desejou sucesso nessa nova jornada e colocou a Universidade à disposição para que sigam em frente na vida acadêmica, fazendo mestrado ou doutorado.

Colação de Grau do Câmpus de Imperatriz - 23-03-2023

Por: Sansão Hortegal