Mais de 80% dos cursos da UFMA são avaliados como “muito bons” ou “excelentes” no Guia da Faculdade 2022

publicado: 17/11/2022 09h28, última modificação: 18/11/2022 12h41
Guia da Faculdade.png

A Universidade Federal do Maranhão teve destaque no resultado final do Guia da Faculdade: mais de 80% dos cursos da UFMA foram classificados como “muito bons” ou “excelentes” de acordo com o índice, que avaliou mais de 17 mil cursos de universidades brasileiras, nas modalidades presencial e ensino a distância (EaD), entre cursos de Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, de instituições de ensino superior públicas e privadas, cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

Criado em 2018, o Guia da Faculdade é uma parceria do Estadão com a plataforma de marketing educacional Quero Educação, que há dois anos avalia cursos de graduação em todo o Brasil, a fim de auxiliar estudantes na escolha da faculdade desejada. Neste ano, as instituições públicas concentram 81% dos melhores cursos do Brasil.

Segundo o procurador educacional institucional da UFMA, professor Romildo Sampaio, o Guia da Faculdade é um dos mais tradicionais rankings para classificar cursos de graduação no país, atribuindo-lhes notas em forma de “estrelas”. Dos 103 cursos da UFMA classificados, 89 receberam pontuação de 3 estrelas ou mais. "Esse resultado, embora expressiv|o, não nos surpreende, devido à qualidade que temos obtido nos nossos cursos. Neste ano, conseguimos melhorar tanto quantitativa quanto qualitativamente. Tivemos 71 cursos classificados com 4 estrelas e 2 com 5 estrelas, o melhor resultado obtido por uma universidade no Maranhão, o que reitera o protagonismo da instituição em relação à oferta de cursos de graduação no estado”, reiterou.

Entre os cursos da UFMA que obtiveram pontuação acima da média, a Graduação em Turismo da Cidade Universitária Dom Delgado figurou entre as melhores do Brasil. Dos mais de cem cursos da área avaliados, ele está entre os cinco que receberam a nota máxima, ou seja, cinco estrelas, ficando ao lado de instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB).

A coordenadora do curso de Turismo da UFMA, professora Thays Pinho, destacou o valor desse desempenho, tendo em vista as adversidades impostas pela pandemia nos últimos tempos. “Trabalhamos arduamente para superar as lacunas deixadas pelo ensino remoto e pelas consequências socioemocionais sentidas pelo nosso alunado. Essa nota é um reconhecimento do nosso trabalho, como coordenação e do coletivo que forma o curso, composto por professores, discentes, técnicos e colaboradores que estão envolvidos, nos auxiliando e dando o seu melhor. Significa, sobretudo, que o Curso de Turismo da UFMA, de São Luís, está avançando em excelência, inovação e vem se tornando uma referência em todo o país.  Essa visibilidade poderá se reverter em desenvolvimento, possibilidade de investimentos no setor e captação de recursos humanos e econômicos para nosso estado", pontuou.

Como é feita a avaliação do Guia da Faculdade

Mais de dez mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar graduações de dezenas de áreas de conhecimento. Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a fazer parte do Guia.  Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

No entanto não são todos que entram no processo de avaliação. Para serem analisados, os cursos precisam ter pelo menos uma primeira turma com alunos já formados, o que permite que o curso seja conhecido pela comunidade acadêmica em geral.

O Guia avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

Informações utilizadas

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual apresenta as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e; Infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos). Existem modelos diferentes de questionários para os cursos presenciais e para os cursos a distância. Esses questionários servem de base para os avaliadores darem suas notas para os cursos.

Avaliadores e notas

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso: qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores. Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação

A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2022 é a média das notas intermediárias restantes

O resultado numérico de 2022 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2021 (peso 2) e ao resultado de 2020 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

○       entre 5 e 4,50 – 5 estrelas

○       menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas