Mais de 350 chamados já foram atendidos pelo novo Sistema de Pautas

publicado: 16/08/2022 17h00, última modificação: 16/08/2022 21h24
Sistema de Pauta SCE (1).jpeg

Com objetivo de dar mais agilidade e eficiência na divulgação das atividades realizadas pela comunidade acadêmica, a Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), desenvolveu um “Sistema de Pautas”. A iniciativa está dentro do planejamento da UFMA de criar sistemas de atendimento automático. Há dois meses, em período de teste e adaptação pela Diretoria de Comunicação (DCom), já foram atendidos mais de 350 chamados pelo sistema.

Segundo o vice-reitor e diretor da DCom, Marcos Fábio, a criação da plataforma está alinhada à programação de planejamento da Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) que busca dar mais agilidade, eficácia e transparência sobre os processos na Universidade. Para ele, o “Sistema de Pautas” potencializou o trabalho na medida em que possibilitou o controle de todos os chamados.

“Esse controle é importante, pois nos dá clareza da nossa produtividade, da quantidade, e a nossa produção fica mais transparente. Estamos em um processo progressivo, capacitando as pessoas para que elas façam a colocação das pautas no sistema”, afirmou Marcos Fábio.

Sistema de Pauta SCE (4).jpeg

O superintendente da SCE Fernando Oliveira pontuou que esse modelo de atendimento contribui para dar maior visibilidade às ações da Universidade, visto que qualquer usuário dos sistemas da instituição pode encaminhar indicativos de pautas pelo próprio site, garantindo maior celeridade no fluxo da informação. “A ferramenta está sendo utilizada, inicialmente, pela Diretoria de Comunicação, mas será expandida para outras unidades da SCE, como a TV UFMA e Rádio Universidade, garantindo integração na transmissão da informação", disse.

O coordenador do núcleo de WebJornalismo da DCom, Sansão Hortegal, destaca que, aos que desejarem divulgação de um evento no site da Universidade, a solicitação deve ser feita com a maior antecedência possível da data de sua realização, assim como dos períodos de inscrição e submissão dos trabalhos, caso tenha. "É importante também que, ao preencher a solicitação, seja colocado pelo menos um número de contato para que possamos ligar e esclarecer dúvidas, marcarmos uma entrevista ou mesmo agendar uma cobertura para a pauta. O requerente acompanhará todo o processo de elaboração da pauta até sua publicação. Quando a matéria é publicada no site da UFMA, o solicitante recebe o link onde está publicada e, em um prazo de cinco dias, receberá um e-mail com a Pesquisa de Satisfação, a qual avalia nosso serviço e atendimento, ajudando-nos a aprimorar nossas atividades", enfatizou.

Sistema de Pauta SCE (2).jpeg

Abertura de chamado

Todos os servidores e discentes com cadastro em um dos Sistemas Integrados de Gestão (SIGs), como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos SIGRH, podem fazer uma solicitação. Para sugerir uma pauta, basta acessar o site da UFMA e clicar em “Como divulgar no portal” ou acessar diretamente a página de divulgação (divulgacao.ufma.br).

Na página, o solicitante deverá escolher uma das seis categorias disponíveis: divulgação de eventos, divulgação de pesquisa, divulgação de projetos de extensão, divulgação de revista científica, divulgação de livro ou outras divulgações.

Pelo sistema, também é permitido que os solicitantes acompanhem o processo de publicação da matéria e recebam o link da notícia publicada no portal da UFMA. Após a abertura, todo esse processo é notificado via e-mail.

Sistema de Pauta SCE (3).jpeg

Saiba +

Atualmente, a Dcom conta com quatro núcleos de comunicação da Universidade: Webjornalismo, Redes Sociais, Produção Audiovisual, Comunicação Visual e a coordenação de Cerimonial e Relações Públicas (CRP). Desde dezembro de 2020, quando foi implantado o novo site da UFMA, já foram publicadas um pouco mais de mil matérias até hoje. No Canal Institucional da UFMA, no Youtube, já são mais de dezenove mil inscritos — antes de 2020, eram cerca de seis mil. No instagram, o perfil “@ufmaoficial” já possui mais de 110 mil seguidores; no Twitter, a conta da UFMA tem cerca de 23 mil seguidores; e, no Facebook, há 66 mil seguidores na conta oficial.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro