Mais cultura: exposição “O Tempo e o Poeta” inaugura novo momento da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA

publicado: 09/07/2024 16h57, última modificação: 09/07/2024 20h22
Aberta em 1º de julho, exposição vai até setembro, no hall da Biblioteca Central

No último dia 1º de julho, a Diretoria Integrada de Biblioteca (Dib) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu a exposição “O Tempo e o Poeta”, que traz a vida e a obra do poeta maranhense Gonçalves Dias. A exposição é uma parceria com a Fundação da Memória Republicana. “O Tempo e o Poeta” pode ser vista no hall da Biblioteca Central da UFMA, das 7h30 às 20h, até setembro.

De acordo com o bibliotecário e integrante da Comissão de Cultura da Dib, Carlos Wellington Martins, a exposição tem o objetivo de trazer para toda a sociedade maranhense conhecimento sobre os seus grandes vultos literários. “Então, a intenção é aproximar a obra e vida de Gonçalves Dias para toda a comunidade acadêmica. Nosso foco não é só a comunidade acadêmica, mas qualquer pessoa que queira visitar a Universidade. A exposição fala exatamente sobre a vida, a obra, os poemas, a prosa, a poesia, a literatura desse grande marco literário em nível nacional e internacional, que é o Gonçalves Dias”, explicou Carlos Wellington.

Para Beatriz Lisboa Pinto, estudante de enfermagem e frequentadora da Biblioteca Central, a exposição é importante para levar ao público um conhecimento que, às vezes, cai no esquecimento. “É uma oportunidade de resgatar os estudantes sobre esse artista, que foi um poeta tão importante para a nossa cultura. Muitas vezes, a gente não lembra muito o trabalho dele. Então, quando trazem uma exposição como esta para a biblioteca, eu vejo como uma forma de relembrar e enaltecer a nossa obra literária”, frisou a discente.

A exposição marca o início de uma nova proposta da Diretoria Integrada de Bibliotecas, que é entender a biblioteca para além dos livros físicos. A Biblioteca é também um espaço de ação cultural. “A exposição inaugura uma nova proposta da Biblioteca Central da UFMA, que é se transformar num centro de cultura, convivência e formação no âmbito da Universidade e seu entorno. O papel da biblioteca não é só pensar na sua clientela potencial (alunos, professores e técnicos), mas pensar no entorno. Daí porque a gente tem uma comissão de cultura formada pelos bibliotecários da casa, que então pensaram e pensam todos esses aspectos de projetar no aspecto cultural, de convivência, a biblioteca central da UFMA. As políticas da Biblioteca Central se expandem para todas as bibliotecas setoriais, tanto da capital quanto do interior”, defendeu Cesar Castro, diretor da Dib.

Para conceber a biblioteca como um espaço de convivência, aprendizado, de trocas ideias e de ampliar horizontes, a Dib ganhou uma Comissão de Cultura, que é responsável por organizar, sistematizar os eventos dentro do espaço da biblioteca, com propostas de ações culturais que estejam para além da oferta dos livros de formação acadêmica, como explica a coordenadora da Comissão de Cultura da Diretoria Integrada de Bibliotecas, Luhilda Ribeiro Silveira:

“Fundamentalmente, a biblioteca existe dentro de uma universidade para dar subsidio ao ensino, à pesquisa e à extensão, mas, como diz a música, ‘a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte’, e a biblioteca pode trazer isso para as pessoas, pode ser esse ambiente aonde o estudante não vai lá só para pegar o livro da literatura básica do seu curso, ele pode ir lá para pegar a literatura para se distrair, para essas questões que não sejam meramente acadêmicas, mas que são do desenvolvimento humano como um todo. Para além disso, a gente quer que a biblioteca seja um espaço de bem-estar, onde a pessoa se sinta bem. Então, esse é o nosso principal motivo de tentar integrar ações culturais nesse espaço que já é tão importante para essa formação acadêmica para além do ensino, pesquisa e extensão”.

Exposição O Tempo e o Poeta - 05.07.2024

No futuro, está previsto que as ações culturais promovidas pela Diretoria Integrada de Bibliotecas abracem as produções de discentes, docentes, técnicos administrativos e da comunidade em geral.

Serviço:

Exposição “O tempo e o poeta”

Data: 1º de julho a setembro

Onde: hall de entrada da Biblioteca Central