Mais 16 profissionais das áreas administrativas e da saúde ingressaram no HU-UFMA

publicado: 11/08/2021 20h24, última modificação: 12/08/2021 08h50

Com uma programação adaptada para atender às normas de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus, mais 16 profissionais das áreas administrativas e da saúde ingressaram na manhã de terça-feira, 10, no Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Eles fazem parte dos colaboradores aprovados no concurso da Ebserh. Com a coordenação da Divisão de Gestão de Pessoas, parte do evento foi realizada no formato on-line; e a outra parte, no modo presencial, pois há a necessidade de assinatura de contrato e entrega de EPIs.

Uma série de palestras foram ministradas com o intuito de apresentar membros da gestão, esclarecer dúvidas e envolver os colaboradores com a missão, visão, os valores e a política de qualidade institucionais que deverão nortear as atividades no âmbito do hospital dos concursados. A integração ocorreu no auditório central da Unidade Presidente Dutra com a participação da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, e demais membros da equipe de governança. No formato on-line, houve a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, reforçou que a gestão lutou por cada uma das vagas, e que o desejo é que todos que entram venham para somar com a missão do hospital. “O HU-UFMA é uma instituição de ensino, e temos por prioridade a formação dos nossos alunos aliado com uma assistência de qualidade. O nosso grande desejo é que todos que ingressam possam ter em mente a importância que o ensino tem dentro da instituição e que eles serão fundamentais nesse processo que alia ensino e assistência. É uma felicidade para todos nós cada integração, principalmente em um momento tão delicado.”

Durante sua fala, apresentou a equipe de governança, que fez um breve resumo da área de atuação de cada um deles. Houve também a apresentação de um vídeo de boas-vindas do presidente da Ebserh, general Oswaldo Ferreira, que parabenizou a todos pela conquista e destacou que a rede Ebserh é grande por conta das pessoas que a integram.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, parabenizou a chegada dos novos colaboradores e da equipe da gestão que atua de forma eficaz e, mesmo durante a pandemia, tem se mantido firme. “Esta solenidade tem simplicidade, mas é carregada de um grande significado, que é o do acolhimento. Não é fácil pelo momento de pandemia, de colapso financeiro, desemprego que estamos vivendo, ainda vivendo grandes perdas, mas, ainda assim, o governo tem sido sensível em atender às solicitações da rede federal que integra a Ebserh. Parabenizo ao corpo diretivo que não tem medido esforços. Essa força de trabalho que chega é fundamental.”

O HU-UFMA configura-se, atualmente, na maior estrutura formadora de recursos humanos para a Rede de Saúde do estado, e incorpora, na sua atuação, atividades integradas de ensino, pesquisa e assistência à saúde. Após o evento, os profissionais integrados já iniciaram de imediato suas atividades nos setores de lotação.

Saiba mais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra quarenta hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente a elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para a melhoria dos serviços prestados.

Publicado originalmente em 10/08/21, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário