Mais 11 pacientes voltam para Manaus após tratamento da covid

publicado: 02/02/2021 16h58, última modificação: 02/02/2021 19h30
1 | 2
2 | 2

Mais 11 pacientes transferidos de Manaus para o tratamento da covid no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh) já receberam alta hospitalar e voltaram para sua terra e para o aconchego de suas casas. Saíram do hospital na tarde da quarta-feira, 27, e foram direto para o aeroporto internacional de São Luís, Marechal Cunha Machado. A despedida da equipe foi regada pelo mesmo carinho que dedicaram aos pacientes na chegada. Por outro lado, cada um que foi embora transbordava gratidão e felicidade, por terem sido bem acolhidos e por terem passado pela tempestade cercados de medo e inseguranças, mas, no final, tudo ficou bem e conseguiram a tão esperada cura.

Muito emocionado, o sr. Lindomar Fernandes Jardim agradeceu carinhosamente toda a equipe do HU-UFMA: “Vai ser impossível esquecer-me de vocês. Vocês foram anjos, me salvaram. Eu só tenho que agradecer e pedir muito a Deus por vocês. Foram maravilhosos. Aqui eu vi humanidade. Todos, independentemente da função, trataram a gente com muito carinho e amor. Estou muito feliz”.

Todos os pacientes amazonenses receberam na alta um kit com lembrancinhas, fruto de doações de voluntários e profissionais. Além da caneca personalizada por Sara Morais, da Ong Doadores de Amor, havia também uma caixinha produzida pela Obra Prima Criações com a arte cedida pela agência de publicidade Dupla Criação. Dentro dela, havia um ímã de geladeira, um chaveiro de azulejo e um cartão desejando muita saúde.

Antes de deixarem a capital, o grupo também fez um passeio terapêutico com a equipe do hospital. Eles foram a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praça Gonçalves Dias, a poucos metros de onde o Hospital Universitário da UFMA está localizado.

A logística de retorno para Manaus é de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Secretara de Saúde do Amazonas.

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. Desde o dia 14 de janeiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh a fim de ajudar o estado. Para o HU-UFMA, foram transferidos 39 pacientes.

Por: Danielle Morais/HU-UFMA