Lyndon de Araújo Santos, docente do Departamento de História, defende memorial e se torna professor titular da UFMA

publicado: 03/06/2022 11h24, última modificação: 03/06/2022 14h16

Na quinta-feira, 2, o docente do Departamento de História Lyndon de Araújo Santos foi aprovado em sua defesa de memorial e se tornou professor titular da Universidade Federal do Maranhão.  A banca examinadora foi presidida pela professora Elizete da Silva, da Universidade Federal de Feira de Santana (Uesf), com a presença também dos professores César Augusto Castro, da Universidade Federal do Maranhão; Ivan Esperança Rocha, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Paulo Donizéte Siepierski, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O evento foi aberto à comunidade e transmitido via Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O professor Lyndon Santos faz parte do corpo docente do Departamento de História da UFMA (Dehist) e também é membro do Programa de Pós-Graduação de História (PPGHIS). Formou alguns grupos de pesquisa, entre eles o intitulado “Religião, história e cultura material” e foi diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH). Ao longo da carreira acadêmica, suas pesquisas eram direcionadas principalmente para fenômenos religiosos e para a tradição da história das religiosidades, relacionando-as com diferentes correntes historiográficas. Atualmente, o objeto de seus estudos está no protestantismo, no contexto histórico do Brasil e América Latina, buscando significações para além das configurações eclesiásticas, relacionando-as com a cultura, política e o trabalho.

Saiba mais

A defesa do Memorial consiste no levantamento de documentos que qualificam a trajetória do professor universitário que esteja pleiteando a progressão na carreira acadêmica. Para isso, são considerados o potencial do material apresentado e a experiência adquirida na trajetória de ensino, pesquisa e extensão do professor. Só podem concorrer à defesa de memorial o professor associado nível quatro.

Confira a transmissão completa:

Por: Aline Santos

Produção: Marcos Paulo Albuquerque