Livros vencedores do Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras em 2021 são lançados durante o XVIII Salimp

publicado: 13/10/2022 11h06, última modificação: 18/10/2022 12h51
O evento foi realizado no Centro de Convenções de Imperatriz

Na segunda-feira, 10, ocorreu o lançamento coletivo de três livros vencedores do Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) em 2021. O livro premiado com o primeiro lugar foi “Xica do Sertão de Terra e Puaca”, escrito por Domingos de Almeida, graduado em Jornalismo pelo Câmpus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão; o segundo lugar foi da autora Hyana Reis, também graduada em Jornalismo pela UFMA, com o livro “Amores em tempo de @”; e o terceiro lugar ficou com “Palavras no Avesso”, escrito pelo vice-reitor da UFMA e professor do curso de Jornalismo do mesmo câmpus, Marcos Fábio Belo Matos.

O evento foi iniciado com o relato dos ganhadores sobre um pouco da história de cada obra e com os respectivos agradecimentos. Domingos de Almeida explicou que a inspiração para criar o trabalho vencedor veio de um trabalho voluntário que realizava em uma escola estadual desde 2013, em que resolveu fazer uma peça de teatro da temática negra e do Nordeste sem os estereótipos clássicos.

A peça garantiu o segundo lugar no Festival Maranhense de Teatro Infantil (Femate) e premiou ainda a protagonista que interpretou a Xica, Calyne Silva, como atriz revelação. “Com o sucesso da peça, resolvi fazer um final para a história, e foi aí que o livro nasceu. As pessoas que têm esse livro nas mãos têm essa coisa minha. Foi grande saber que tinha ganhado, é uma gratificação muito grande”, disse o escritor.

Lançamento de livros Salimp - 10-10-2022

Em seguida, Hyana Reis comentou que o ponto inicial de seu livro ocorreu em decorrência de sua publicação anterior, “Entre Relicários”, que a inspirou a criar contos que relatam a submissão crescente das pessoas ao convívio digital durante a pandemia, sem outro meio de se relacionarem. “Esse livro cresceu muito, trouxe novas experiências, me inspirou para outros contos e ganhou dois prêmios. É algo por que eu tenho muito carinho e orgulho de ter escrito”, destacou.

O livro foi inicialmente premiado pela Lei Aldir Blanc, uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sectur). “Amores em tempo de @” é o quarto livro publicado pela escritora e jornalista.

Para encerrar, o vice-reitor Marcos Fábio Belo frisou a satisfação de compartilhar esse momento com ex-alunos e falou um pouco sobre sua obra. “O livro é a reunião de crônicas que eram publicadas semanalmente no jornal Correio Popular em 2013 e 2014. Depois que eu terminei a coluna, decidi selecionar alguns textos para fazer esta crônica. Esse prêmio é muito importante para a carreira de um escritor”, enfatizou.

A parte final do evento contou com momento de autógrafos, em que o público teve a oportunidade interagir com os autores e adquirir as obras.

Por: Jessica Santos

Produção: Alan Veras