Linhas de financiamento científico da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia são apresentadas à gestão superior, professores e técnicos da Universidade Federal do Maranhão

publicado: 17/09/2021 17h58, última modificação: 19/09/2021 23h55
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9

Na manhã desta sexta-feira, 17, o reitor Natalino Salgado; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; assessores, professores e técnicos da Universidade Federal do Maranhão estiveram em uma reunião no auditório Sérgio Ferretti, na Cidade Universitária, onde foram apresentadas linhas de financiamento da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para instituições de ciência e tecnologia.

O pró-reitor da Ageufma reiterou que o encontro visou justamente mostrar como as instituições podem ter acesso a financiamentos para projetos de inovação já existentes, mas que não eram muito acionadas. “São diversas áreas, em energia, tecnologia da informação, ciências sociais, turismo, cultura, diversas opções para buscarmos novos financiamentos. São propostas que nós vamos preparar junto com as outras instituições, talvez de forma interinstitucional, possivelmente para o ano que vem”, informou.

Alessandra Lopes, coordenadora geral de Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social da Sudam e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), mencionou que a Sudam está estruturando uma plataforma de ciência e tecnologia ouvindo representantes das instituições de ciência e tecnologia para propor editais e chamamentos públicos e formar uma rede de comunicação mais eficiente entre os entes da Amazônia.

“A Amazônia representa a maior parte do percentual do espaço territorial brasileiro, com 59% distribuídos em nove estados, e isso acaba dificultando a articulação e o objetivo da Sudam, que é o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Então temos essa missão, que é essencial para esse projeto, de estar próximo da academia, e por isso fui chamada para assumir essa função de falar, de ouvir, de fazer a construção coletiva com todos onde são geradas as ideias e o processo científico e cultural do país”, detalhou.

Um dos instrumentos que podem ser acessados por instituições do Maranhão, de acordo com a coordenadora da Sudam, é o Fundo Constitucional do Nordeste da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), destinado para os setores de inovação e que é operacionalizado pelo Banco do Nordeste. “Como o Maranhão fica entre a Amazônia e o Nordeste, há possibilidade de acesso a instrumentos do Norte e do Nordeste neste estado”, ponderou.

Por: Luciano Santos

Fotos: Luciano Santos