Notícias
Liga Acadêmica de Oncologia da UFMA promove congresso médico com o tema “O básico da oncologia para o profissional de saúde”
Nos dias 29 e 30 de outubro, a Liga Acadêmica de Oncologia (Laonc) da Universidade Federal do Maranhão, promoveu o I Congresso de Oncologia Acadêmico do Maranhão, com o tema “O básico da oncologia para o profissional de saúde” e participação de 200 inscritos. O evento foi transmitido pelo Canal da Laonc no Youtube.
O evento foi voltado a estudantes da área da saúde, profissionais da área da saúde e os interessados em geral, com objetivo de proporcionar uma discussão acerca dos principais temas sobre oncologia clínica e cirúrgica, acompanhamento do paciente oncológico e práticas preventivas; além de oferecer atualização e consolidação do conhecimento na área.
O Congresso contou com as palestras dos médicos Rachel Cossetti, Plínio Leal, Francisco Marques, Antônio Alencar, José Guará, Isadora Clarissa, Jéssica Mendes, Noele Gomes e Bruno Rodrigues. De acordo com informações da Laonc, o evento também buscou fornecer conhecimento básico em oncologia ao profissional de saúde de modo a proporcionar que ofereça o atendimento adequado ao paciente oncológico, e que, por essa razão, a Liga decidiu priorizar ao congresso temas essenciais na emergência oncológica, na prevenção e no rastreio de distintos cânceres, em especial, o câncer de mama, em virtude da campanha Outubro Rosa.
Saiba mais
O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) da maioria dos países. A mais recente estimativa mundial, realizada em 2018, aponta que aconteceram no mundo 18 milhões de novos casos de câncer e 9,6 milhões de óbitos. Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).
A Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal do Maranhão foi fundada em 2005. Após um período de ausência de atividades, foi reativada em 2014, por orientação da professora e médica Maria do Desterro. O objetivo principal da Liga é ofertar conhecimento sobre oncologia à comunidade acadêmica e demais interessados.
Desde então, têm sido executadas, por suas sucessivas gestões, inúmeros projetos de pesquisa, de extensão e de ensino, capacitações internas dos ligantes, aulas externas, palestras para público leigo ou comunidade acadêmica, participações em congressos, publicações científicas e diversas ações acadêmicas ou sociais.
Por: Hérika de Almeida
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante