Notícias
Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica e Neonatal do Câmpus de Pinheiro promoverá palestra sobre a importância do aleitamento materno no dia 12 de agosto
Em 1992, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), definiu agosto como o mês de conscientização da importância do aleitamento materno. A campanha é conhecida pelo nome de Agosto Dourado por se tratar de uma alusão ao mais alto padrão de qualidade e titulação que o leite materno deve ter: “ouro”. No Brasil, o Ministério da Saúde também definiu o respectivo mês para o Agosto Dourado, e, no dia 1° de agosto, em cerimônia realizada em Brasília, lançou a Campanha Nacional de Amamentação 2022, com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.
Alinhada com essas questões, a Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica e Neonatal (Laenpneo), vinculada ao curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro, promove, no dia 12 de agosto, a palestra “Agosto Dourado: Importância da Amamentação para um Desenvolvimento Saudável”. O evento será ministrado pela enfermeira Mariane Guterres, especialista em Pediatria e UTI Pediátrica e Neonatal, e contará com transmissão no Canal Laenpneo UFMA no Youtube.
Acadêmicos da área da saúde, profissionais e comunidade em geral podem se inscrever gratuitamente na página do Sigeventos, até o dia 11 de agosto. Os inscritos receberão certificado de participação, que varia de duas a quatro horas. Criada em janeiro de 2022, a Laenpneo promove, pela primeira vez, palestras sobre o Agosto Dourado. A Liga, assim como a palestra, tem coordenação das professoras Lidiane Andréia Barros e Dayanne Freitas.
Para o presidente da Laenpneo e estudante do 8° período de Enfermagem, Rafael Mendonça, o evento tem o objetivo de promover debates em defesa do aleitamento materno. “O evento trará grandes benefícios, principalmente para os acadêmicos, visto que poderão compreender a relevância do assunto, bem como implementar medidas de proteção e incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade”, pontuou.
Para mais informações, basta acessar a página da Liga no Instagram, em @laenpneo_ufma, ou entrar em contato pelo e-mail laenpneoufmapho@gmail.com.
Saiba mais
O Ministério da Saúde (MS) orienta que gestantes e puérperas devem seguir a amamentação materna com seus respectivos filhos exclusivamente até os seis meses de vida. Após esse período, pode-se inserir na dieta dos bebês alguns alimentos sólidos além do aleitamento, que deve ser continuado até a idade de dois anos ou mais. A prática da amamentação, segundo o MS, é benéfica tanto para a criança, que fortalece seu sistema imunológico, quanto para a mãe, que reduz o risco de desenvolver o câncer de mama.
A Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (BVS-MS) disponibiliza publicações gratuitas sobre a área das ciências da saúde. O objetivo dos periódicos é promover a disseminação de informações que possam ser utilizadas por parte dos governos, dos representantes dos sistemas de saúde, das instituições de ensino, investigação e pesquisa, dos profissionais de saúde e do cidadão em geral.
A BVS-MS já publicou os cadernos “Saúde da Criança: Nutrição Infantil – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”, “Amamentação e o Uso de Medicamentos e Outras Substâncias”, “Promovendo o Aleitamento Materno” e “Saúde da Criança – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”.
Por: João Meireles
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante