Notícias

Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros promoverá debate sobre cotas raciais nas universidades públicas na quinta-feira

publicado: 22/02/2021 12h17, última modificação: 23/02/2021 19h20

Na quinta-feira, 25, com início às 18h, ocorrerá uma roda de conversa on-line sobre cotas raciais nas universidades públicas, a ser promovido pela Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, por meio do Centro Acadêmico Maria Firmina dos Reis. A participação pode ser feita por meio de um formulário eletrônico.

O debate busca analisar os impactos positivos das cotas no ensino superior público do país e a necessidade do fomento nas políticas de ações afirmativas que diminuem a desigualdade social sobre a população negra brasileira. A programação contará com a presença da coordenadora da respectiva Licenciatura Cinidalva Camara Neris, e os docentes Álvaro Roberto Pires e Acildo Leite da Silva.

“Estamos em momento muito importante sobre as políticas de ação afirmativa no Brasil, pois, em 2022, vamos fazer a avaliação das políticas de cotas, ou seja, da Lei 12.711/2012. É importante uma discussão como essa para vermos quanto avançamos no acesso de negros e indígenas na universidade, principalmente na UFMA, considerando que o Maranhão tem a terceira maior população negra do Brasil”, ressalta o professor Acildo Leite, que é também presidente da Comissão de Heteroidenticação da UFMA.

Por: Michelle Sousa

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: