Lançamento dos programas Pibid e Residência Pedagógica ocorrerá nessa quarta-feira, 22

publicado: 21/03/2023 12h56, última modificação: 22/03/2023 06h22

Nessa quarta-feira, 22, será realizado o lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A professora Cristiane Antônia Johann ministrará a palestra “Pibid & RP: Trajetórias e Impactos na Formação Docente”. O evento será transmitido pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, a partir das 19h.

No evento estará o reitor Natalino Salgado; o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; a coordenadora institucional do Pibid, Cristiane Dias; o coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, Bergson Pereira Utta; a diretora da Diretoria de Ações Especiais, Lorena Carvalho; e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para Bergson Utta, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, especialmente no que se refere à participação dos atuais integrantes dos programas na UFMA, assim como todos os interessados em conhecer ou a participar. “Gostaríamos de oportunizar a todos reflexões necessárias sobre a formação docente e a contribuição que os programas Pibid e Residência Pedagógica podem oferecer aos que querem fazer parte”, disse.

Saiba mais

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, matriculados a partir do segundo período dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Já o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que pertencem à Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo possibilitar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, por isso é necessário que o estudante tenha cursado o mínimo de cinquenta por cento do curso ou estar cursando a partir do quinto período.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras