Lançamento do Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública é pauta de entrevista do quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 16/03/2022 10h37, última modificação: 16/03/2022 17h16

O Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (Labcim) foi tema de entrevista do quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 de terça-feira, 15. No encontro, o professor e coordenador do Labcim, Arkley Bandeira, explicou sobre o projeto, os objetivos e as alianças que a Universidade firmou para o desenvolvimento das ações, cuja iniciativa é promovida em parceria com a Vale e conta com o apoio da Fundação Sousândrade.

O coordenador explicou que, junto com o lançamento do Laboratório, também foram iniciadas as atividades do portal oficial do Labcim, que contém as produções acadêmicas dos grupos técnicos dos 26 municípios contemplados com as pesquisas e as ações das equipes. No site também estarão disponíveis dados públicos pertinentes aos perfis sociais, econômicos dos municípios alcançados, bem como capacitações para toda a comunidade externa e acervos bibliográficos científicos que servirão de suporte para futuras pesquisas.

“Essa ideia surge da demanda encomendada pelo Consórcio Intermunicipal Multimodal-CIM, e, em função de outros modelos de governança pública, o consórcio atua de forma integrada para enfrentar os dilemas do serviço público, para captar projetos e para apoiar o desenvolvimento desses projetos”, disse o professor.

O Laboratório nasce em consonância com a atuação do CIM, que atua para melhorar a qualidade de vida da população e dar assistência ao desenvolvimento de vários setores contemplados e influenciados pela Estrada de Ferro Carajás, uma das principais vias de transporte de passageiros e corredor de escoamento de produtos minerais da Vale.

O coordenador também afirma que o objetivo do Labcim é desenvolver ações de apoio para o ensino, pesquisa e extensão e inovação, focando a excelência da gestão pública. Ele informou que os trabalhos foram iniciados desde janeiro de 2021, contando com o suporte da equipe técnica da Vale, e a UFMA participa inserindo servidores, professores, discentes de mestrado e doutorado para compor as frentes de pesquisa do projeto.

Na primeira etapa, os trabalhos foram direcionados para montar um diagnóstico geral dos municípios da região da Estrada de Ferro, em temáticas de destaque coletivo como o meio-ambiente, governança, transparência, compliance, ordenamento fundiário, saneamento básico, saúde, educação, geração de emprego e de renda e arranjos produtivos locais.

Com base nesse perfil, a segunda fase, que já está em andamento, em parceria com as prefeituras municipais, visa formar e conhecer os servidores locais que receberão as equipes do Labcim, para aprimorar os conhecimentos de administração pública com mais de 1.200 cursos em diferentes áreas para esse público-alvo.

O entrevistado, agradeceu a parceria da Vale com a UFMA e o apoio da administração superior da Universidade. “A equipe já está irmanada para proporcionar diferentes meios de qualidade de vida, bem viver das pessoas e aprimorar os indicadores sociais que atormentam os gestores públicos há décadas”, completou.

Confira a entrevista completa:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque