Notícias
Lançamento da 52ª edição da revista RP Alternativo celebra memória e inovação na UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, na próxima segunda-feira, 14, o lançamento da 52ª edição da Revista RP Alternativo, uma publicação acadêmica e prática desenvolvida por estudantes do curso de Comunicação Social – Relações Públicas. O evento será realizado no miniauditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo), a partir das 15h, reunindo alunos, professores e profissionais da área.
Neste ano, o tema escolhido para a edição é “Memória como estratégia: conectar-se com o passado é fortalecer a reputação no presente”. Segundo a professora Mariela Carvalho, do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, a escolha partiu do interesse dos próprios estudantes em compreender como a nostalgia se tornou uma estratégia importante de comunicação. “Foi um desejo da turma de discutir esse assunto porque perceberam que a nostalgia é um tema de interesse para a geração deles e que as marcas e instituições passaram a utilizá-la como estratégia de comunicação”, explica a docente.
A programação do evento inclui um pocket show de abertura, seguido de mesa de abertura, conversa com entrevistados da edição, lançamentos da revista e do site e um coquetel. A novidade deste ano é o lançamento do site da RP Alternativo, que reúne o acervo completo da publicação, desde o primeiro número publicado em 1993. O trabalho de digitalização e organização foi feito de forma cuidadosa pelos alunos da disciplina Produção de revista institucional.
“Em um trabalho cuidadoso e de muita pesquisa, os alunos conseguiram digitalizar e reunir a maior parte das mais de 50 edições da RP Alternativo. O lançamento terá, também, música ao vivo, apresentação das editorias, bate-papo com algumas das entrevistadas da edição e uma homenagem póstuma à professora do Departamento de Comunicação Zenir Pontes”, destaca Mariela.
Para chegar ao resultado final, o processo de produção da revista envolve etapas formativas fundamentais para os futuros profissionais de Relações Públicas. “O processo de produção da revista começa com uma imersão da turma na história da RP Alternativo. Ao pesquisarem as mais de 50 edições e tudo o que foi feito nos últimos 30 anos, os alunos costumam ficar muito interessados pelo projeto e também querem fazer parte dessa história. Na sequência, fazemos reuniões de pauta nas quais eles sugerem temas e vamos discutindo até termos a definição dos assuntos que serão abordados. A partir daí, os alunos iniciam o processo de produção, que vai desde entrevistar as fontes para as reportagens até a realização do evento de lançamento”, relata a professora.
A RP Alternativo existe há mais de 30 anos e se consolidou como um espaço de formação prática, reflexão crítica e registro da memória institucional do curso de Comunicação Social na UFMA. “A RP Alternativo tem como foco principal criar um ambiente para que os estudantes de Relações Públicas possam colocar em prática conhecimentos como a produção textual, o gerenciamento de equipes e a organização de evento. A revista é, também, uma oportunidade para que eles reflitam sobre temas relevantes para o mercado da comunicação. Além desses aspectos, acredito que a RP Alternativo tem um papel importante para a história do curso de Comunicação Social e para a UFMA, pois vem registrando a memória da instituição nos últimos 30 anos”, conclui Mariela.
Ao alcançar a 52ª edição, a revista reafirma sua importância como plataforma de experimentação, expressão e aprendizado, além de fortalecer a reputação do curso no cenário acadêmico e no mercado de comunicação.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante