Lançado segundo episódio da série do projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão, que conta sobre a “A imprensa no Maranhão no século XIX”

publicado: 03/09/2021 12h16, última modificação: 08/10/2021 16h23

Na quarta, 1º de setembro, foi lançado o segundo episódio da série de podcasts do projeto 200 anos da Imprensa no Maranhão. O capítulo aborda a imprensa no estado a partir do ano de 1821, com o surgimento do periódico “O Conciliador do Maranhão”, e conta com a participação de Marcelo Cheche Galvez, professor do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (Nemo).

A série, que teve início no dia 25 de agosto com o episódio “Breve histórico da imprensa no Maranhão (1821-2021)”, contará com mais três partes. O terceiro sobre a imprensa do século XX; o quarto com as mudanças na imprensa ao longo do século XX; e o último com uma compilação de entrevistas dos podcasts anteriores.

Assista ao segundo episódio da série pelo Spotify ou pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Veja sobre o primeiro episódio série de podcasts sobre os 200 anos da imprensa no Maranhão

Saiba mais

O projeto, que tem o apoio da Fundação Josué Montello, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da Vale, realizará uma série de eventos em 2021 que farão parte da programação do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão. A iniciativa visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, era fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Athenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se O Conciliador do Maranhão e se tornou o marco inicial da atividade jornalística — que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

As ações estão sendo organizadas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos, por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque