Lançado ontem, 24, o Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura, do Departamento de Biblioteconomia

publicado: 25/06/2021 14h46, última modificação: 25/06/2021 14h47

Foi lançado ontem, 24, pelo canal ufmadib no YouTube, o Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. A cerimônia contou com a participação da professora do Departamento de Biblioteconomia da UFMA Leoneide Martins, da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luzia de Maria e da educadora Janine Durand.

Inicialmente, a professora Leoneide Martins falou sobre a leitura literária como sinônimo de união e esperançar. “Esse esperançar é no sentido de unir forças, sentimentos, experiências, para que a gente possa desenvolver um trabalho que resgate e valorize a sensibilidade humana, e a leitura literária é uma possibilidade que faz com que reconheçamos nós mesmos e o outro”, ponderou.

Em outro momento, a chefe do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Dirlene Santos Barros, pontuou a importância da leitura no contexto de pandemia. “Esse abrir e conhecer do livro, se abrigar em uma leitura e se reconhecer, permite que nós tenhamos essa vontade de converter o nosso tempo em doses de sonhos, de vontades, de desejos, sobretudo de nutrir uma vida muito mais suave, pois a leitura nos permite isso”, destacou.

Na ocasião, o professor de Tecnologias de Informação em Biblioteconomia da UFMA, Roosewelt Lins, relatou que a leitura é uma produção criativa. “O leitor não está apenas contemplando a arte das letras, mas também estabelecendo um processo de diálogos com a sua realidade objetiva. Isso nos dá condições para compreendermos as coisas que nos cercam e ter uma postura crítica, reflexiva e ativa, já que a leitura permite a criação de novas formas de existência”, explanou.

Com a mesa de diálogos “O clube de leitura e a formação de uma rede de leitores: Ser leitor, que diferença faz?”, a professora Luzia de Maria explicou que a metodologia nas ações de leitura depende de duas situações. “A figura do mediador precisa ser alguém que ame a literatura e goste de ler. Em seguida, a partir de bons textos, conseguir despertar a curiosidade e o interesse do leitor/participante”, pontuou.

Por fim, a professora Janine Durand frisou a relevância da leitura de forma coletiva. “No clube de leitura um incentiva o outro, pois uma pessoa que teve um processo de estranhamento quando percebe que o outro teve de encantamento, também quer acessar aquela beleza, entender o que reverberou no outro. Assim, o Clube de Leitura nos traz a possibilidade de conhecermos universos a partir do olhar das pessoas que o compõem”, mencionou.

Confira o lançamento do clube de leitura do Gepplem:

Por: Talita Farias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque