Notícias
Lançado livro “Cena Aberta em Rastros”, que reúne textos de pesquisadores e artistas do grupo de pesquisa em artes cênicas Cena Aberta
Ocorreu, na noite de ontem, 16, o lançamento do livro Cena Aberta em Rastros, realizado pelo grupo Cena Aberta, criado pelo professor Luiz Pazzini, do curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, que foi vítima da covid-19 em 2020. O evento foi organizado pela pesquisadora Necylia Monteiro e realizado no Solar Maria Firmina dos Reis, localizado na rua Rio Branco, Centro, em São Luís.
A obra reúne textos dos artistas e pesquisadores do grupo Cena Aberta e inaugura o projeto editorial do grupo, que tem por objetivo expor os arquivos do acervo do professor Pazzini e processos criativos com reflexões para pensar e repensar o teatro maranhense.
“Esse é um livro com texturas visuais, fotografias e ensaios repletos de afeto e memórias que reunimos baseados em um estudo de todo o acervo que Pazzini construiu ao longo de mais de 20 anos de trabalho. Para nós, que fomos diretamente influenciados pelo seu trabalho e pela sua forma de interpretar as artes dramáticas, a obra carrega um carinho especial, mas, para o público em geral, esperamos oferecer um trabalho historiográfico que remonta grande parte da história do teatro maranhense”, contou Necylia.
O grupo foi fundado em 2001 e desenvolve experimentos cênicos e intervenções, pesquisas sobre a linguagem teatral na relação de quem atua, pesquisa e educa. Em sua atual formação, além de Necylia, é integrado pelos artistas pesquisadores Larissa Ferreira, Ligia da Cruz, Tiago Andrade e Victor Silper.
A noite de lançamento contou ainda com música, conversa e arte, com discotecagem de DJ Fê Marques e pocket show de Emanuele Paz. Para mais informações, acesse as redes sociais do grupo, no Instagram @cenaberta.
Por: Andressa Algave
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante