Notícias

Lançado edital para candidatura e admissão de novos membros efetivos da Academia Maranhense de Ciências

publicado: 17/02/2022 12h47, última modificação: 20/02/2022 12h41

A Academia Maranhense de Ciências (AMC) lançou recentemente o Edital N° 01/2022, para candidatura de novos membros das cadeiras acadêmicas da instituição. São disponibilizadas seis vagas efetivas destinadas a professores, pesquisadores e cientistas da universidade. As inscrições estarão disponíveis entre os dias 21 de fevereiro e 31 de março, podendo ser realizadas de forma virtual pelo e-mail secretaria@amc-ma.org ou presencialmente na secretaria da AMC, no prédio Castelão da Cidade Universitária Dom Delgado.

As vagas abertas são para a cadeira n° 8, que tem como patrono o escritor, professor e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, Henrique Maximiano Coelho Netto; a cadeira n° 14, patronada pelo médico e cientista brasileiro Aquiles de Faria Lisboa; a cadeira n° 16, que tem como patronesse a professora, geógrafa, historiadora e primeira engenheira agrônoma formada pela então Escola de Agronomia do Maranhão, Rosa Mochel Martins; a cadeira n° 25, patronada pela médica e ativista política Maria José Camargo Aragão; a cadeira n° 26, que tem como patrono o professor, médico e farmacêutico Antônio Ribeiro da Silva; e a cadeira n° 29, do patrono, professor, médico e político Antônio Jorge Dino.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher alguns requisitos, como ser maranhense nato ou residente há mais de cinco anos no estado; apresentar memorial descritivo justificando a candidatura; e currículo lattes, contendo biografia detalhada e acompanhada de trabalho de valor literário, científico, cultural, de pesquisa ou que ateste a prestação de inestimáveis serviços à comunidade maranhense no exercício de funções públicas ou privadas.

Para a titulação, é necessário também a definição de uma área de especialidade principal e outra secundária para a qual se deseja a candidatura. Ao todo, são 15 áreas especializadas: ciências filosóficas, matemáticas, físicas, químicas, da terra, cosmológica, biológicas, biomédicas, saúde, agrárias, engenharias, computação, hídricas e do meio ambiente, sociais aplicadas e humanas.

O presidente da AMC, Herinque Mariano Amaral, ressaltou que as academias de ciências existem por causa do engajamento de instituições de ensino superior na produção de pesquisas no Brasil. Hoje temos vagas para 40 membros e já fomos autorizados pela Assembleia da Academia para aumentar para 60, a fim de contemplar ainda mais áreas científicas na academia”, completou.

Para mais detalhes, acesse o edital disponível no site da Academia Maranhense de Ciências.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: