"Labtec - Teatro, Metaverso e Mediação Cultural" começa hoje, 22, e promove experiência teatral no metaverso

publicado: 22/01/2024 10h35, última modificação: 22/01/2024 10h35
Evento ocorre no Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão
"Labtec - Teatro, Metaverso e Mediação Cultural" começa hoje (22) e promove experiência teatral no metaverso

De hoje, 22 até o dia 26 de janeiro, o curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arte Educação do IFMA-Centro Histórico e o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, promove o “Labtec - Teatro, Metaverso e Mediação Cultural”. O evento abrange desde a comunidade acadêmica até os visitantes do museu, com o intuito de criar uma experiência enriquecedora e acessível para diferentes grupos.

Com a proposta de discutir os novos cenários tecnológicos, teatro e mediação cultural, o projeto "Labtec - Teatro, Metaverso e Mediação Cultural” foi criado e executado pelos discentes do curso de Teatro e busca integrar as áreas de teatro, tecnologia e educação para explorar e experimentar o potencial do metaverso como um espaço inovador para performances teatrais, desenvolvendo estratégias de mediação cultural que proporcionem uma experiência única e acessível ao público do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.

O evento foi pensado para alcançar um público diverso que inclui estudantes, professores e educadores até o público do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, onde ocorrerá a programação do Labtec, além de pessoas interessadas em explorar novas formas de expressão artística que envolvam tecnologia e ambientes virtuais.

Segundo o professor João Victor da Silva Pereira, coordenador do Labtec, o evento deve proporcionar uma experiência cultural única por meio do metaverso. “Almeja-se que o público, ao imergir no metaverso para contemplar a cena teatral, demonstre engajamento e interesse pela singular experiência propiciada pela fusão entre as artes cênicas e as tecnologias digitais. Nesse contexto, a colaboração entre a Universidade Federal do Maranhão, o Instituto Federal do Maranhão - Centro Histórico e o Museu assume relevância, sendo aguardado que essa parceria resulte em uma experiência integrada e enriquecedora”, pontuou João Victor.

O projeto desenvolve estratégias inovadoras de mediação cultural, conectando o público do museu com a história e o acervo de maneira criativa, mediante o uso da tecnologia como facilitadora desse processo. A disponibilização da experiência no metaverso não apenas amplia o acesso cultural, permitindo a participação virtual de pessoas de diferentes locais, mas também contribui para a democratização da cultura.

Paralelamente ao intuito de criar uma experiência enriquecedora e acessível, o Labtec tem um papel educacional ao propiciar aos estudantes do curso de Teatro uma oportunidade prática e inovadora de aplicação dos conhecimentos em um contexto virtual.

“Os alunos, ao participarem ativamente do projeto, têm a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas relevantes, preparando-se para as demandas contemporâneas no campo artístico, em que a tecnologia desempenha um papel crescente. Além disso, o evento pode servir como fonte de inspiração para outros projetos educacionais, culturais e artísticos que buscam explorar as possibilidades da tecnologia em ambientes educacionais e culturais. Em resumo, o "LABTEC" representa uma abordagem inovadora que transcende fronteiras tradicionais, unindo arte, tecnologia e educação em uma experiência única e enriquecedora”, aponta o coordenador do evento.

O “Labtec - Teatro, Metaverso e Mediação Cultural” ocorre durante a semana, no Espaço LocomotivaHUB e Auditório do Museu Portuário do Maranhão (prédio da RFFSA) e estará aberto ao público em geral na quinta-feira e sexta-feira, com a pretensão de continuar como parte da programação de visitação do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.

Por: Ingrid Trindade