Notícias

Laboratório Experimental de Jornalismo da UFMA lança boletim Diário COP30

publicado: 07/11/2025 17h28, última modificação: 07/11/2025 17h28
Com veiculação na Rádio Universidade e na TV UFMA, o boletim é uma produção de estudantes e egressos da UFMA e traz com cobertura especial da Conferência do Clima
Laboratório Experimental de Jornalismo da UFMA lança boletim Diário COP30

O Laboratório Experimental de Jornalismo (Laborejo) lança, na próxima segunda, dia 10, o Diário COP30. Trata-se de um boletim informativo diário que vai acompanhar os principais acontecimentos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

O projeto é uma produção de extensão do Laborejo, em parceria com as plataformas de notícias Ocorre Diário, Reocupa e Epicentro Jornalismo. Os programas serão veiculados de segunda a sexta, no Jornal da Rádio Universidade e no Jornal da TV UFMA. O boletim tem por proposta oferecer ao público uma cobertura diversificada e crítica da conferência, com ênfase nas atividades e narrativas dos movimentos sociais presentes no evento.

Para a coordenadora do Laborejo, professora Gisa Carvalho, o projeto reforça o compromisso da Universidade com o jornalismo público e a formação crítica dos futuros profissionais. “O Diário COP30 é uma oportunidade para que estudantes vivenciem uma cobertura jornalística de grande relevância e impacto, exercitando um olhar atento às pautas socioambientais e à atuação dos movimentos sociais. Ao mesmo tempo, é uma contribuição concreta da UFMA para ampliar o debate público sobre as mudanças climáticas”, destacou.

A equipe de produção é formada pela jornalista Ana Letícia Ferro, e por estudantes: Vitória Tinoco, Fabrício Serrão, Arthur Serejo, Mabu Botelho e Gabriel Almeida, sob a coordenação das professoras Gisa Carvalho, Sarah Fontenelle e do professor Jefferson Saylon. O apoio técnico de edição é de Jorge Leandro.

Além da veiculação pela Rádio Universidade e pela TV UFMA, o conteúdo também estará disponível na plataforma OcorreCast (Spotify) e nas páginas dos coletivos parceiros, ampliando o alcance e a participação do público nas discussões sobre o futuro climático do planeta.

Por: Laborejo

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: