Notícias

Laboratório de pesquisa da UFMA oferece suporte técnico para elaboração de Plano Mestre de três portos brasileiros

publicado: 13/05/2024 09h44, última modificação: 13/05/2024 09h44
Laboratório de pesquisa da UFMA oferece suporte técnico para elaboração de Plano Mestre de três portos brasileiros

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do laboratório de pesquisa LabPortos, firmou um convênio com a estatal federal INFRA S.A. para oferecer suporte técnico na elaboração do Plano Mestre de três portos brasileiros: Paranaguá, Antonina e Maceió.

O Plano Mestre é um instrumento de planejamento estatal direcionado aos complexos portuários que englobam os portos organizados. Considera as perspectivas do planejamento de transporte em nível estratégico, visando orientar ações e investimentos de curto, médio e longo prazos nos portos, na relação porto-cidade e em seus acessos.

A INFRA será responsável pela elaboração dos planos mestres dos três portos mencionados, com o suporte técnico do laboratório de pesquisa LabPortos sediado na UFMA. O projeto será coordenado pelos professores da UFMA Sérgio Cutrim e Tadeu Teixeira.

De acordo com o professor Sérgio Cutrim, o projeto adotará uma abordagem inovadora para produzir um documento prático e objetivo. “Os novos planos mestres serão desenvolvidos com uma metodologia inovadora criada pela INFRA, que inclui a integração da temática ESG, a criação de dashboards e um maior alinhamento com outros instrumentos de planejamento estratégico. O objetivo é produzir um documento mais prático e inovador, voltado para a análise de capacidade e demanda, além de apresentar proposições mais realistas de investimentos. Esse processo englobará análises das temáticas ambientais, sociais, de governança, infraestrutura, operações portuárias, acesso terrestre e aquaviário. O trabalho está programado para ser concluído em dezoito meses e representa uma evolução significativa na abordagem da temática”, explica. 

INFRA S.A

A INFRA S.A. é uma empresa pública federal especializada no setor de infraestrutura, focada em serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação para o segmento de transportes. Vinculada ao Ministério dos Transportes, a INFRA S.A. surgiu da fusão da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) com a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: