Notícias
Labcom lança, nesta segunda-feira, 30, a versão simplificada do livro “Inteligência Artificial Generativa”
Como parte de um projeto maior que visa explorar novas ferramentas, metodologias e abordagens nas áreas da comunicação e informação, fazendo uso de recursos computacionais intensivos, o Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da Universidade Federal do Maranhão, lançou, nesta segunda-feira, 30, de forma digital, a versão simplificada do livro “Inteligência Artificial Generativa”, produzido em parceria com uma ferramenta digital. O e-book apura os avanços tecnológicos na área da inteligência artificial e, com efeito, seus impactos nas indústrias criativas da mídia e publicidade.
O livro “Inteligência Artificial Generativa” representa, como explica o docente Márcio Carneiro dos Santos, um esforço de atualização em um movimento interdisciplinar, considerado inevitável e necessário para uma ciência que ainda busca compreender seus próprios limites. Foi pensado para pessoas sem conhecimento prévio de inteligência artificial, da área da comunicação e informação. O experimento que gerou o livro propositalmente usou a ferramenta ChatGPT, e foi escrito por uma máquina, sob a orientação do professor Carneiro.
A versão integral, que terá vários recursos multimídia para o ensino das ferramentas e das técnicas de Prompt Design, será lançada no Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação (Aplicom) do Labcom, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho deste ano. O livro é uma introdução acessível ao assunto, destinado a leitores sem conhecimento prévio em inteligência artificial, em que apresenta uma visão geral das possibilidades e aplicações da inteligência artificial generativa, discutindo suas implicações éticas e morais, sobretudo suas limitações atuais.
De um jeito bem simplificado, a inteligência artificial generativa é um ramo da inteligência artificial que tenta simular a criatividade humana, por meio da produção de textos e imagens, com diversos cenários de utilização em projetos de design, arte, música, jornalismo, marketing e publicidade.
Uma parte do livro foi gerada com a ajuda da ferramenta ChatGPT da organização de pesquisa em inteligência artificial, OpenAI, sob a supervisão do professor Márcio Carneiro dos Santos, autor do livro e coordenador do Labcom. Escrita de forma deliberada, as ilustrações foram produzidas por meio do Midjourney – gerador de texto para imagem gerido por inteligência artificial.
Márcio Carneiro foi categórico ao afirmar que o projeto é um movimento interdisciplinar que busca atualizar o campo artístico da comunicação, integrando o conhecimento de outras áreas com interfaces cada vez mais nítidas. “Ao perceberem valor em determinada inovação, as pessoas geram usos e apropriações disso. Às vezes, diferentes até dos que foram idealizados pelos desenvolvedores. Com a circulação de informação acelerada no ambiente digital, tais processos podem atingir números e escalas muito significativos, como parece ser o caso do robô da OpenAI”, comentou.
Com base nisso, o docente acredita que a nova geração da inteligência artificial generativa desenvolverá novas funções no mercado de trabalho, como o Prompt Designer. Segundo informou, o Labcom fará em março deste ano, a segunda turma de um curso de formação nessa área, sendo o primeiro do Brasil. A tecnologia ChatGPT usada por ele tem recebido grande atenção da mídia, por ter conseguido mais de um milhão de usuários ainda no primeiro mês após seu lançamento experimental, em novembro de 2022.
Para avaliar os impactos e os processos de adoção das tecnologias, na visão dele, é preciso entender que elas têm lógicas próprias e, normalmente, complexas, integrando vetores não apenas tecnológicos, mas também econômicos e sociais. “No projeto, já levantei mais de 130 utilizações diferentes para o bot, sendo muitas delas pensadas nos utilizadores”, disse.
Acesse a versão simplificada do livro gratuitamente
Por: Lucas Araújo
Revisão: Jáder Cavalcante