Kits de higiene pessoal são doados aos pacientes transferidos de Manaus

publicado: 21/01/2021 10h42, última modificação: 21/01/2021 19h16

Publicado originalmente em 19/01/21, no site do HU-UFMA.

Uma grande onda de solidariedade tem contribuído para amenizar a dor e o sofrimento dos pacientes transferidos de Manaus para o Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Na manhã do dia 19, mais uma dessas ações solidárias chegou ao hospital, trazendo, além de kits de higiene pessoal, uma dose extra de cuidado, atenção e amor ao próximo.

Julianderson Bandeira e um grupo de amigos reuniram-se em prol dessa iniciativa. Conseguiram arrecadar, por meio de campanha nas redes sociais, doações que possibilitaram a compra de materiais para a montagem de 37 kits de higiene pessoal. Ele destaca o que os motivou: “Vendo a chegada dos pacientes amazonenses, eu entrei em contato com a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, para ver como poderíamos ajudar para tentar amenizar um pouco a dor e a distância da família daquelas pessoas em meio a um processo de recuperação delicado. Cada kit desse são nossos votos de recuperação, de amor, carinho, e torcemos para que eles possam estar de volta a suas casas e às suas famílias o mais rápido possível.”

A entrega foi realizada na Unidade Presidente Dutra pelo próprio Julianderson diretamente às mãos da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, e do chefe da Unidade de Humanização do HU-UFMA, José Neres de Souza.

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. Desde a última quinta-feira, 14, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh a fim de ajudar o estado. Para o HU-UFMA, já foram transferidos 39 pacientes.

O chefe da Unidade de Humanização do HU-UFMA, José Neres de Souza, reforça que, além de toda a mobilização dos profissionais da instituição, a sociedade também se mostrou muito interessada em ajudar: “Temos recebido muitas mensagens, muitas pessoas querendo ajudar, querendo doar, estamos de braços abertos recebendo essas doações e ficando muito gratos por isso. Em um momento de crise, é lindo ver a onda de solidariedade crescendo. Isso é fantástico.”