Julho Amarelo: biblioteca setorial do Câmpus de Pinheiro realiza ações de conscientização sobre as hepatites virais

publicado: 25/07/2024 09h47, última modificação: 25/07/2024 10h27
Julho Amarelo: biblioteca setorial do câmpus de Pinheiro realiza ações de conscientização sobre as hepatites virais

Com o objetivo de contribuir na conscientização sobre os cuidados com a saúde, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro realiza a campanha Julho Amarelo, instituído por meio da Lei nº 13.802/2019, com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, por meio ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A campanha ocorre nos moldes adotados, desde 2017, com o Outubro Rosa e conhecido pelos discentes, docentes e técnicos administrativos do câmpus.

"A promoção de campanhas transversais no âmbito da Biblioteca de Pinheiro, e neste mês tem-se por evidência o Julho Amarelo, nasce da relevância da Biblioteca como espaço de transformação social sob a essência do seu rico contributo com a sociedade, dado o propósito de colaborar com ações nacionais. "Portanto tem-se a expectativa de que o Julho Amarelo possa motivar a conscientização e plantar as sementes da prevenção no sentido de florescer atitudes de autocuidado a favor da vida”, acredita a idealizadora da ação, Soraya Albuquerque.

Para o Julho Amarelo, o espaço da biblioteca foi ornamentado com cartazes, que trazem informações e dados sobre o tema; foram entregues fitas com os símbolos referentes a campanha no momento do empréstimo domiciliar e, na internet, foram feitos posts no Instagram oficial do câmpus de Pinheiro e da Diretoria Integrada de Bibliotecas. Balões e até os livros do acervo foram utilizados pela equipe de bibliotecários documentalistas e bolsistas da Biblioteca para atingir os objetivos de mobilizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e comunidade em geral para conscientização e prevenção em benefício ao cuidado com a saúde e inserir essa discussão na biblioteca.

Ao longo dos anos, as campanhas da biblioteca têm sido bem recebidas e vistas de forma positiva pela comunidade acadêmica. Isso está evidente tanto na repercussão das campanhas anteriores, quanto à adesão da comunidade acadêmica em algumas ações como “Abrace o Outubro Rosa” e a ação do Janeiro Branco.

“Visitando a biblioteca, eu tenho conhecimento dessas campanhas, a representação das cores de cada mês, os dados, as informações, por isso eu acho muito importante”, acredita o discente Bruno Bandeira, do oitavo período do curso de Ciências Humanas – História.

A professora Raysa Valeria Carvalho Saraiva, do Curso de Ciências Naturais – Biologia, que já participou dessas campanhas na biblioteca, reforça a importância dessas iniciativas. “São ações que conscientizam os estudantes acerca da saúde. Além disso, é interessante também, porque chama a atenção sobre temáticas, a questão do dia mundial de conscientização sobre HIV/AIDS em dezembro e sobre a campanha de prevenção ao Câncer de mama, e mobiliza assim a comunidade acadêmica, com muito capricho e criatividade, a exemplo dos laços amarelos, uma campanha de conscientização do combate às hepatites virais”, afirma a docente.

O impacto da campanha também está presente nas palavras do técnico administrativo Bruno Moraes, que relata: “Acho que é importante para mostrar as questões debatidas que são pouco divulgadas na mídia em geral, por exemplo, essa campanha sobre as hepatites virais e que está ocorrendo no mês de julho. A biblioteca é um meio comum onde todas as pessoas da Universidade podem ter acesso a esses conteúdos de divulgação, e isso suscita nas pessoas que visitam a biblioteca a pesquisar mais sobre o assunto”.

A Campanha Julho Amarelo foi iniciada no dia 10 de julho, com a postagem sobre o tema na página oficial do Instagram do Câmpus de Pinheiro e se estende até o fim do mês.

Inspiração em movimentos mundiais

Na década de 90, a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou o movimento mundial de Conscientização e detecção precoce do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. A bibliotecária Soraya Albuquerque compreendeu que a biblioteca pode contribuir para esse movimento mundial de conscientização sobre a saúde, o que inspirou a inserção da Campanha Outubro Rosa na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro em 2017. A partir dessa ação, as campanhas advindas do Ministério da Saúde e das instituições sociais compõem a programação anual de atividades da Biblioteca do Càmpus Pinheiro.

Com informações da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro

Por: Ingrid Trindade