Notícias

TV UFMA

JTVUFMA completa hoje, 26 de abril, 2 anos com conteúdos inovadores

publicado: 26/04/2023 13h48, última modificação: 26/04/2023 19h52
Exibido desde abril de 2021, o telejornal vai ao ar de segunda a sexta a partir das 13h
JTVUFMA completa hoje, 26 de abril, 2 anos com conteúdos inovadores

Com uma equipe de 17 profissionais e 14 estágiarios, divididos nas áreas de reportagem, produção, apresentação e técnica, o JTVUFMA vai ao ar desde o dia 26 de abril de 2021, a partir das 13h, de segunda a sexta-feira, disponível na televisão aberta, por meio do canal 16.1, nos canais por assinatura: 17 (NET), 316 (Sky) e 16 (TVN) e por meio do site da instituição, disponível em: portalpadrao.ufma.br/tvufma.

 

A criação do jornal surgiu da necessidade da experimentação de novos formatos telejornalísticos, assim foi  pensando para ser dinâmico, participativo e inovador. É um telejornal em formato de quadros, podendo ser replicados nas mídias sociais aumentando o acesso do telespectador ao conteúdo produzido. “O JTVUFMA tem participação maior do público, tem especialistas e opinião.  Acredito que, nesses anos,  tem amadurecido, crescido e conquistado um espaço cada vez maior no coração do telespectador maranhense”, relata a professora e ex-diretora da TV UFMA,  Cecília Leite.

O telejornal ganhou destaque na programação no sentido de cada vez mais produzir um diálogo com as cabeças pensantes, com os pesquisadores e cientistas da Universidade. Os quadros do jornal contam com a participação de professores da UFMA,  médicos e especialistas do Hospital Universitário (HU). Além disso, os conteúdos do jornal podem  contribuir na formação de alunos e da comunidade em geral, pois é  direcionado à pesquisa, à  autonomia, a uma visão crítica da sociedade. “ A gente sabe que, nos veículos de comunicação, de forma geral , esses espaços são muito reduzidos devido à programação, ao compromisso com os patrocinadores, mas a  TV pública tem uma estrutura diferenciada que permite abrir espaço, justamente, para a formação do cidadão. Então, é um telejornal cada vez mais focado na história das pessoas ", relatou a diretora geral da TV UFMA, Josie Bastos.

O JTVUFMA tem, em média, 30 minutos de duração, é dividido em dois blocos e é apresentado pela jornalista Ana Teresa Viegas, que também ocupa o cargo de editora-chefe.

"Criativo, dinâmico, atual e feito com muito carinho por uma equipe de grandes profissionais. Esse é o JTVUFMA, um telejornal que deu uma nova roupagem para a TV, e, assim como a Universidade,  também estamos a serviço da sociedade. Os nossos quadros e matérias refletem a proposta do nosso telejornal, que é diferente e com conteúdos inovadores. Agradeço a professora Cecília Leite e a professora Josie  Bastos a confiança e oportunidade.  É uma honra fazer parte desse projeto pioneiro na Universidade e compor essa grande equipe", relatou a apresentadora.

O JTVUFMA conta com VTs e stand ups, produzidos por repórteres e estagiários de reportagem, seguindo os parâmetros comuns de um telejornal, contendo reportagens, notas secas, coberturas e stand ups.

Além disso, possui dez quadros que são exibidos dentro do telejornais, que são: Giro de notícias, Concursos e oportunidades, Fala Comunidade, Sala de Entrevista, Em dia com a ciência, Quem entende do assunto, Fica a Dica, Você repórter, Pauta da Semana e No Consultório.

O jornal ainda é um  campo de atuação/laboratório para os estudantes de comunicação social da Universidade. Os alunos atuam em todas as áreas, desde a produção de pautas, até a operação de câmera, reportagem e apresentação.

“Ao longo desses dois anos do jornal, eu tive a oportunidade de produzir o quadro “Fala Comunidade”, que mostra vários projetos sociais de bairros aqui de São Luís e tem sido uma maneira  muito interessante de mostrar  e aproximar o telespectador do jornal, é uma experiência, incrível", comentou o produtor, repórter e estudante de Rádio e TV,  John Haién.

O estudante de jornalismo Lucas Santos atua como repórter no JTVUFMA. Ele conta sobre um dos momentos mais marcantes da sua trajetória no jornal.  “Nesses cinco meses, o que mais me marcou foi uma reportagem que eu mesmo produzi, sobre a história da Cidade Olímpica, que é o bairro onde moro.  Foi um trabalho que demandou muito esforço, pesquisa, tive que conversar  com várias fontes para saber como foi o processo de ocupação do bairro, por isso foi tão marcante”, conta Lucas Santos, estagiário e repórter.

Para além de um telejornal com informações factuais, o JTVUFMA tem compromisso com a disseminação da ciência, com pautas que envolvem as produções acadêmicas que acabam sendo veiculadas no jornal, a fim de divulgar para o público maranhense o que a Universidade tem produzido e quais os impactos dos estudos.

“Foi, especificamente, na produção de reportagens que me encontrei, é uma honra fazer parte desse jornal e é uma honra aprender com os profissionais e estagiários que estão por aqui. Eu destaco a reportagem do cachorro caramelo do interior do Maranhão, que teve uma repercussão enorme no nosso canal aberto e nas redes sociais”, contou Davi Rocha produtor e repórter.

 

Acompanhe o JTVUFMA no nosso canal e nas redes sociais

Assista a matéria especial sobre os 2 anos do JTVUFMA 

 

Por: TV UFMA 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: