José Maria Cabral Marques é titulado Doutor Honoris Causa em cerimônia realizada no Palácio Cristo Rei

publicado: 13/11/2023 13h06, última modificação: 13/11/2023 17h33

Na noite dessa sexta-feira, 10, em solenidade realizada no Palácio Cristo Rei, foi outorgado a José Maria Cabral Marques o título de Doutor Honoris Causa in memoriam. O título é oferecido a personalidades que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

O então reitor da Universidade, Natalino Salgado, definiu o professor Cabral como um grande profissional, que construiu uma carreira brilhante, não só na UFMA, mas em diversas instituições. “Ele teve durante sua vida uma dedicação muito especial à educação e foi responsável por um período de desenvolvimento da nossa Universidade, fazendo-se presente e tendo uma administração muito marcante de construção, iniciando a interiorização da instituição e ajudando muito a consolidar e desenvolver esta Universidade”, contou.

Para José Artur Lima Cabral Marques, filho de José Maria, essa solenidade e titulação são o reconhecimento do trabalho realizado por seu pai, mesmo que post mortem. “A família toda está muito satisfeita com esse reconhecimento. Meu pai teve uma longa vida dedicada à educação, meu pai já tinha recebido títulos honoríficos em várias universidades do exterior, mas acho que era muito importante para ele, para a instituição que ele dedicou praticamente a vida inteira, que tivesse esse reconhecimento por esta Universidade”, definiu.

Além disso, José Artur descreveu seu pai como um homem fora do seu tempo. “Meu pai, mesmo na década de 60, já falava em tele-educação. Hoje tem os cursos de educação a distância, mas, na época, ele já enxergava isso como uma solução para baratear os custos no estado. Mas também pudemos conviver com ele em casa, um homem rigoroso como pai e como educador, sempre nos incentivando a essa busca de saber. Esse incentivo deu frutos, pois quatro dos sete filhos que o meu pai teve se tornaram professores universitários, com doutorado e mestrado. Ele estimulou dentro de casa também essa paixão pela educação, a paixão pelo conhecimento e pela leitura”, revela.

Maria do Carmo Lima Cabral Marques, também filha de José Maria, afirma que seu pai não foi só importante, como fundamental, para a Universidade e para o que ela é hoje. “Essa homenagem é justa, e nós ficamos extremamente felizes com essa atitude da UFMA, que, com muita sensibilidade, reconhece o trabalho de meu pai, no processo todo de uma universidade completamente solidificada”, destaca.

Benedito Bogéa Buzar, imortal da Academia Maranhense de Letras, definiu o homenageado como um dos homens mais capacitados, inteligentes, preparados, que o Maranhão já teve nos últimos tempos. “Ocupou os cargos mais importantes que nós tivemos, em diversas instituições, sempre com a melhor de sua dedicação, com a maior integridade, com a maior inteligência, deixando o seu nome marcado nas letras e no ensino, como realmente uma figura muito importante para nós, do Maranhão e do Brasil”, pontua.

Além da titulação, a noite também recebeu o lançamento dos livros: Os Reitores da Universidade Federal do Maranhão - José Maria Cabral Marques 1979-1989, com autoria de Mayjara Rêgo Costa Garcia Oliveira e Carlos André Lopes Cunha; José Maria Cabral Marques por ele mesmo: em entrevista a Regina Helena Martins Faria e Antônio Torres Montenegro, e a obra José Maria Cabral Marques nas recordações de familiares e amigos.

Professor Honoris Causa - José Maria Cabral Marques - 10 - 11

Regina Helena, professora aposentada do Departamento de História da Universidade e autora de “José Maria Cabral Marques por ele mesmo”, conta que o livro traz histórias de vida, de família, mas, principalmente, da vida profissional dele. “O professor Cabral foi uma pessoa extremamente esperta, inteligente, senão não teria feito tudo o que fez. A entrevista dele foi a maior entre as feitas para compor outro livro, gerando uma publicação própria, não foi maior porque ele teve uma vida mais rica, outros entrevistados também tiveram vidas muito interessantes. Mas ele teve uma trajetória com as experiências mais diversificadas possíveis”, salientou.

Sobre o homenageado

José Maria Cabral Marques nasceu em São Luís, em 17 de setembro de 1929. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão. Doutorou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife – UFPE e fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

José Maria Cabral Marques foi reitor da UFMA no período de 1979 a 1988 e ocupava a cadeira de número 38 da Academia Maranhense de Letras, que tem como patrono o ator e jornalista Adelino Fontoura (1859-1884). Além de professor universitário, Cabral também foi Diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reitor da Universidade do Maranhão (católica); Vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas – Ceuma; primeiro reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão – Uniceuma (2000); e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, Caxias-MA.

Atuou ainda como Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília.

José Maria Cabral Marques faleceu em 2020, aos 91 anos.

Por: Juan Terra

Fotos: Gabriel Jansen