Notícias
Jornada Universitária da Reforma Agrária inicia com música, debate e atividades culturais em Imperatriz
Teve início, na última quarta-feira, 14, a Jornada Universitária da Reforma Agrária (JURA), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Políticas Educacionais (PPGEPE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Imperatriz. O evento continua com suas programações na Unidade Prof. José Batista, no Centro de Imperatriz, até o dia 17.
A abertura do evento contou com o debate “Questão Agrária e a Luta por Terra na Região Amazônica”, além de programação cultural com músicas, banca de venda dos produtos ofertados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Para Bruno Malheiros, professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e um dos debatedores do evento, a Jura é um evento fundamental de envolvimento da universidade com os movimentos sociais da região, principalmente com os movimentos do campo, em prol da construção de uma perspectiva de política de reforma agrária para o Brasil e a Amazônia. “Vivemos vários ciclos e continuamos vivendo ciclos de expansão de frentes agrícolas e minerais. Não só de agricultura, como soja, gado, milho e eucalipto, mas também de mineração. Essas frentes têm uma característica: são intensivas territorialmente, ou seja, precisam se expandir, apropriando-se de novos territórios”, explica o professor.
Bruno Malheiros acrescenta que a universidade vem avançando em dinâmicas de formação de educação do campo, educação escolar indígena e educação quilombola, que se vinculam aos territórios.
Para além dos debates, até o dia 17, também serão realizadas mostras de reforma agrária, com doação de mudas e trocas de sementes; atividades culturais com poemas e música ao vivo; oficina preparatória de vivência e vivência no território no Assentamento Gameleira.
Para mais informações do evento, visite as redes sociais da UFMA Imperatriz (@ufmaimperatrizoficial) e do PPGEPE (@ppgepe).
Por: Janayna Sousa
Revisão: Jáder Cavalcante