Notícias

Já está aberta a seleção para o Programa Finep 2030

publicado: 13/01/2021 14h16, última modificação: 13/01/2021 16h26

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou, no dia 4 deste mês, a seleção para o programa Finep 2030. O projeto tem objetivo de selecionar propostas, em nível nacional, de instituições de formação de redes voltadas à atuação nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças.

As ações deverão estar alinhadas com os desafios da indústria e o desenvolvimento das novas tecnologias de manufatura avançada. As instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) deverão atuar desde a otimização das condições de produção existentes até o desenvolvimento de novos produtos, respeitadas as linhas de atuação e áreas temáticas descritas no edital.

As redes de ICTs poderão atuar na forma de três modalidades: Centro de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão e Assistência Tecnológica, com dez objetivos específicos. A chamada se caracteriza como um programa de fluxo contínuo até o esgotamento dos recursos financeiros disponibilizados. São elegíveis para participar como convenente e executora as seguintes instituições:

(i)               Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pública ou privada, isoladamente ou em conjunto com outras ICTs;

(ii)              Instituição de Apoio como convenente, necessariamente em parceria com a ICT executora.

São elegíveis para participar como Instituição Interveniente Cofinanciadora as seguintes instituições:

(i)               Empresa brasileira, individualmente ou em conjunto, interessada nos resultados do projeto e que dele participa com aporte de recursos financeiros ou não financeiros.

O processo de seleção das Redes de ICT se dará em fluxo contínuo, com avaliações trimestrais, num ciclo de doze meses, que poderá ser revisado a qualquer momento em função da disponibilidade orçamentária ou a critério da Finep. Confira os prazos do Cronograma Geral da Seleção Pública:

  • Lançamento da ação – 4 de janeiro de 2021
  • Disponibilização do Formulário de Apresentações de Propostas (FAP) – A partir de 4 de janeiro de 2021
  • Rodadas trimestrais de avaliação das propostas – A partir de abril de 2021
  • Data final para apresentações de propostas na Finep – Para cada ciclo trimestral, a data final de apresentações de propostas ocorrerá no último dia útil de cada trimestre, com o último ciclo se encerrando em 30 de setembro de 2021
  • Data final para recebimento eletrônico do FAP – Último dia útil de cada trimestre, encerrando-se em 30 de setembro de 2021
  • Data final para recebimento da documentação digitalizada – Primeiro dia útil do trimestre seguinte
  • Divulgação do resultado preliminar – A partir do dia 15 do segundo mês subsequente ao trimestre em questão
  • Divulgação do resultado final do ciclo – A partir do dia 10 do terceiro mês subsequente ao trimestre em questão

 

Para mais informações, acesse site da Finep 2030.

 

Por: Keliane Costa/AGEUFMA

Revisão: Jáder Cavalcante