Notícias
IX Fórum Internacional de Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL) será realizado na UFMA entre os dias 19 e 21 de outubro
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será palco para o IX Fórum Internacional de Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL), entre os dias 19 e 21 de outubro, no Câmpus São Luís. O evento, a ser realizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), marca duas décadas de trajetórias e iniciativas e traz como tema central “Ética no Território Educacional Profissional".
A nona edição é promovida pelo curso de Letras da UFMA e pelos programas de Pós-Graduação em Letras (PPGLB Bacabal e PGLetras São Luís), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como com os Programas de Pós-graduação em Letras (PPGLET) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e PPGEL da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O XI FLAEL tem por principal objetivo divulgar a Linguística Aplicada LA, contribuindo tanto para sua expansão quanto para a consolidação de suas vertentes de pesquisa no Brasil e no exterior. Nesta edição, o evento busca proporcionar um espaço profundo de discussão, abrangendo seus diversos espaços e desafios. Além disso, o fórum tem por finalidade promover o intercâmbio entre importantes teóricos, estudiosos e pesquisadores estrangeiros e brasileiros, incentivar a formação e expansão de grupos de pesquisa, estimular o debate teórico por meio da apresentação de investigações em andamento e concluídas, e difundir estudos realizados em instituições nacionais e internacionais.
Estrutura e Inscrições
As inscrições como ouvintes continuam abertas e podem ser realizadas de forma on-line até o dia 19 de outubro, por meio da plataforma oficial do evento. Para se inscrever como ouvinte ou conferir a programação completa, os interessados devem acessar o portal flael.shcomunicacao.com.
Novidades
A nona edição traz novidades na programação, com destaque para os debates sobre inteligência artificial e mídias, que abordarão os impactos da tecnologia na educação, o letramento digital e as práticas avaliativas éticas. Outra novidade é a publicação gratuita dos trabalhos aprovados, que integrarão e-books ou anais com registro ISBN, chancelados pela Editora da UFMA (EDUFMA) e por instituições parceiras, sem custos adicionais para os autores. O evento também oferecerá certificação digital, com carga horária de 50 horas para ouvintes e de cinco horas por minicurso concluído.
Por: Vítor Medeiros
Revisão: Jáder Cavalcante