Notícias

IV VIMUS: Câmpus de São Bernardo promove seminário que integra ensino, pesquisa e extensão na área de música

publicado: 05/12/2025 12h12, última modificação: 05/12/2025 14h14
IV VIMUS: Câmpus de São Bernardo promove seminário que integra ensino, pesquisa e extensão na área de música

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos/Música do Câmpus de São Bernardo, promove, nos dias 16 e 17 de dezembro, o Seminário Vivências da Docência: Linguagens e Códigos - Música (IV VIMUS), que se consolida como um dos principais espaços de troca formativa sobre educação musical, pedagogia e formação profissional na região. O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências de São Bernardo.

Criado em 2023, o VIMUS tem ampliado seu impacto ao promover o diálogo entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da educação básica, reforçando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no campo da música. Em sua quarta edição, o seminário destaca o papel da formação docente na construção de práticas educativas mais sensíveis, críticas e socialmente comprometidas, reunindo experiências que atravessam o cotidiano das escolas e da Universidade.

A programação terá início às 14h do dia 16 de dezembro. O evento contará com apresentações orais, nas quais estudantes compartilharão vivências desenvolvidas ao longo do semestre, além de performances artísticas que evidenciam a potência das linguagens da arte. Um dos destaques é o momento dedicado à reflexão política, fruto das discussões da disciplina Política e Organização da Educação, em que serão apresentados projetos de lei idealizados pelos alunos para aprimorar o ensino de música e artes na educação básica de seus municípios, incluindo propostas sobre contratação de professores.

O público ainda poderá acompanhar a palestra “A Interdisciplinaridade na prática docente e artística no contexto da Educação do Campo”, ministrada pelo professor Marcus Facchin Bonilla, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A atividade abordará estratégias pedagógicas que integram diferentes linguagens artísticas e valorizam saberes locais e práticas culturais, destacando como a música dialoga com outras expressões no cotidiano das comunidades rurais.

Já no dia 17, o seminário promoverá a mesa-redonda “Narrativas de egressos: a construção da identidade docente”, reunindo os egressos Fernanda Lima, Helen Lima e Luan Costa, que atuam na educação básica e em espaços não formais de ensino. Os convidados vão relatar desafios, aprendizados e processos de consolidação da identidade profissional na docência em música, ampliando a compreensão sobre os caminhos formativos no campo das artes.

As atividades do VIMUS são organizadas pela Coordenação de Estágio do curso de Linguagens e Códigos - Música, com apoio dos grupos de pesquisa “Música e Formação” e “Educação, Arte e Formação de Professores”, além da coordenação do curso e da Direção do Centro de Ciências de São Bernardo. Para o professor Jefferson Tiago Amâncio, coordenador do seminário, o evento se consolidou como parte essencial da formação no curso.

“Desde 2023, o Seminário Vivências da Docência se afirma como um marco, promovendo uma cultura institucional de troca, pesquisa, documentação e valorização das práticas docentes. O evento não apenas preenche uma lacuna histórica, mas se tornou uma pilastra estruturante da formação docente, ampliando o impacto pedagógico do curso de Linguagens e Códigos - Música e contribuindo para o desenvolvimento educacional da região”.

O professor também ressalta os impactos que o VIMUS tem produzido na formação dos licenciandos. “Desde sua criação, o seminário tem gerado impactos concretos na formação dos alunos ao ampliar a prática da pesquisa e da escrita acadêmica, criar um espaço de discussão qualificada sobre as experiências vivenciadas no PIBID, nos estágios e nas disciplinas pedagógicas, e fortalecer o diálogo com a educação básica por meio da participação de egressos, supervisores e professores da rede. Além disso, o evento promove a troca com docentes de outras instituições, enriquecendo a formação dos licenciandos”, enfatiza.

Com essa articulação, o encontro vai além da apresentação de pesquisas e vivências docentes, incentivando o desenvolvimento de uma postura investigativa, crítica e sensível, essencial à docência contemporânea. Ao reunir profissionais da educação e a comunidade acadêmica, promove a integração entre teoria e prática, valoriza o fazer docente e evidencia a importância das linguagens artísticas na formação humana.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo SIGEventos até 16 de dezembro, com submissão de trabalhos disponíveis até 9 de dezembro.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: