IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional ocorrerá em novembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 11/10/2022 13h32, última modificação: 13/10/2022 11h09

O IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (Ermac) será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária Dom Delgado. As inscrições seguem abertas até o dia 21 do mesmo mês, no site do evento, cujo prazo para submissão de trabalhos foi iniciado no dia 15 de setembro, prolongando-se até 20 de outubro.

O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com a Fundação Sousândrade, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Federal do Maranhão, com o objetivo de fortalecer as áreas de pesquisas em matemática aplicada e computacional da chamada Regional 2, que abrange o Ceará, Maranhão e Piauí.

O Encontro tem como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de professores, profissionais e pesquisadores das áreas. Nessa edição, será abordado o tema “Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação: desafios do mundo contemporâneo”. A programação conta com palestras, minicursos e sessões técnicas de comunicações orais. Traz também treze eixos temáticos, todos voltados para a área de matemática e tecnologia. Propostas para minicursos .

“O Ermac na UFMA representa um momento de extrema importância para fortalecer os temas interdisciplinares favorecendo a divulgação e discussão da matemática aplicada. Esperamos que essa edição possa atrair interessados de diversas áreas do conhecimento. Que seja produtiva e traga contribuições para a formação científica dos estudantes de graduação e pós-graduação, principalmente do Estado do Maranhão”, declarou a professora Valeska Martins de Souza, uma das organizadoras do evento.

Os eixos temáticos apresentados este ano são “Análise Funcional e EDP”; “Ciência de Dados”; “Ensino de Matemática”; “Formação de Professores na Educação Básica (PARFOR, PROFMAT, ENSINAR, etc)”; “Geometria Diferencial”; “Métodos Estocásticos e Estatísticos”; “Modelagem Computacional”; “Mulheres nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”; “Otimização”; “Processamento de Imagens”; “Processamento de Sinais”; “Sistemas Dinâmicos”; “Teoria de Controle e Aplicações”.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro