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IV Emges e II Sicode abordam "Corpos, Gêneros e Sexualidades nas Ciências Humanas e Sociais", nos dias 13 a 16 de junho, no Câmpus São Luís
Com o objetivo de promover discussões acerca da produção acadêmica e científica sobre os diferentes corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais, o IV Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades (Emges) e o II Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação (Sicode), abordam o tema “Corpos, Gêneros e Sexualidades nas Ciências Humanas e Sociais: desafios da atualidade", de 13 a 16 de junho deste ano, no Câmpus São Luís. A iniciativa é do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares (Gesepe) e está com inscrições, para submissão de trabalhos, até dia 5 de maio, e, para ouvintes, até dia 6 de junho, e podem ser realizadas na página do evento.
Por meio de análises em diferentes lugares políticos e epistemológicos, os eventos contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (Gemge), e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE).
"Visamos combater as variadas formas de sexismos e violências produzidas em nossos cotidianos, além de congregar e oportunizar espaços de socialização de experiências entre professores, estudantes e pesquisadores acerca do tema", destacou a professora Tatiane Sales.
O IV Emges e II Sicode inserem-se no debate diante dos atuais desafios, especialmente, no que tange aos gêneros e às sexualidades, bem como a visibilidade de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.
Eixos temáticos
O evento pontua três eixos temáticos: Corpos e Diversidade nas Ciências Humanas e Sociais; Relações de Gênero e Sexualidade na Educação e Gêneros e Sexualidades na Formação Docente e nas Práticas Curriculares.
O primeiro discute a forma como o corpo e a diversidade são tratados nas ciências humanas e sociais, com foco em diferentes grupos, como afrodescendentes, pessoas com deficiências e transexuais. O objetivo é abordar aspectos biopsicossociais com uma contextualização sócio-histórica, promovendo a equidade entre gêneros e etnias, respeitando a diversidade sexual e combatendo preconceitos e violência contra minorias sexuais.
O segundo se baseia na perspectiva de estudos sobre sexualidades e relações de gênero na educação, abordando a heteronormatividade e o preconceito contra outras possibilidades de exercício da sexualidade além da cis-heterossexualidade. O objetivo é apresentar produções acadêmicas que discutem a inclusão dessas temáticas nos espaços educativos.
Já o terceiro propõe a formação docente como parte dos processos de subjetivação, buscando experiências de "dessubjetivação" que afetem as práticas educativas. O objetivo é questionar a relação dos sujeitos com as sexualidades e as relações de gênero no espaço escolar, buscando alternativas para desconstruir preconceitos e estereótipos sobre as diversidades de gênero e sexualidade nas práticas curriculares.
Por: Juan Terra
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante