Itinerário das pessoas com doenças raras é abordado na plataforma on-line de cursos gratuitos da DTED

publicado: 11/01/2023 17h46, última modificação: 11/01/2023 21h12
As matrículas estão abertas e podem ser realizadas plataforma saiteava.org.
Itinerário terapêutico das pessoas com Doenças Raras é abordado na plataforma on-line de cursos gratuitos da DTED.png

Compreender o percurso em busca de diagnóstico e tratamento vivenciado por pessoas com condições raras de saúde é uma das propostas do curso ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) intitulado “Itinerário das pessoas com doenças raras”.

As matrículas estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de abril na plataforma saiteava.org. Realizado em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem início imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso discute as estratégias de cuidado integrado entre equipes multidisciplinares e a história das doenças raras, além de abordar o fluxo de atendimento direcionado às pessoas com doenças raras, as diretrizes para a redução do itinerário terapêutico e os seus direitos.

Durante a experiência de ensino-aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em pdf, recurso multimídia e e-books. Após concluir todas as atividades do curso, o aluno poderá emitir certificado gratuito e validado pela UFMA.

Quem pode se inscrever?

Pessoas com doenças raras, cuidadores, familiares, profissionais de saúde que atuam na reabilitação das pessoas com doenças raras, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

Saiba +

O curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Capacitação e Informação em Doenças Raras”.

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos forem concluídos no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA.

Por: DCom