Inscrições prorrogadas para capacitação profissional on-line “Políticas Públicas para pessoas com doenças raras”

publicado: 19/01/2023 12h51, última modificação: 20/01/2023 19h12
As inscrições vão até o dia 30 de maio deste ano, no saiteava.org

Segundo o Ministério da Saúde, é considerada doença rara a enfermidade que afeta 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos no país. Esses indivíduos enfrentam desafios constantes nas mais diferentes esferas da vida em sociedade, como a dificuldade de ter acesso a um diagnóstico qualificado, frequentar assiduamente a escola, dado à periodicidade de consultas médicas, e à falta de acessibilidade em muitos casos, o que pode resultar em invisibilidade, e não garantia de direitos estabelecidos constitucionalmente.

Com o objetivo de fazer com que profissionais compreendam as políticas públicas, bem como seus conceitos e ciclos no país, projetos de leis e até o papel da sociedade na formulação dessas políticas, foram prorrogadas as inscrições para o curso “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”. Agora, profissionais da saúde e demais interessados têm até o dia 30 de maio para realizar as inscrições. A oferta educacional é on-line, gratuita e tem início imediato.

Com a capacitação, o profissional entenderá a relação das políticas públicas e os direitos humanos no contexto das pessoas com doenças raras e os impactos das políticas públicas para as pessoas que vivem neste contexto.

Os avanços nessas políticas estatais possibilitaram a organização da rede de atendimento para o diagnóstico e tratamento desses pacientes, além do mais, buscou reduzir a mortalidade decorrente das doenças, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes por meio de ações, promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos”, destaca o Ministério da Saúde.

Com carga horária de 30 horas, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como infográficos interativos, PDF interativo, e-books, vídeos e PDF. O público-alvo são pessoas com doenças raras, familiares, gestores e profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

O Programa sobre Doenças Raras é fruto da parceria entre a DTED-UFMA e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Aproveite a oportunidade e compartilhe essa iniciativa com outros profissionais. Acesse saiteava.org e se inscreva.

Por: DTED-UFMA