Inscrições para o PET-Saúde Gestão e Assistência começam nessa quinta-feira, 19

publicado: 20/01/2023 12h03, última modificação: 20/01/2023 12h03
PET-Saúde - Gestão e Assistência.jpeg

A Coordenação do Projeto PET-Saúde Gestão e Assistência da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, torna pública a realização do processo seletivo n.º 001/2023 para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde sendo requisito do Edital Nº1/2022 - Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2022-2023, para a função de estudantes bolsistas do curso de Enfermagem (2 vagas) e voluntários dos cursos de Enfermagem (4 vagas), Farmácia (1 vaga) e Nutrição (4 vagas).

O período de inscrição será a partir do dia 19 de janeiro de 2023, até às 23h55 do dia 6 de fevereiro de 2023 (horário local) e serão realizadas de forma, exclusivamente,  on-line, em duas etapas: preenchimento do Formulário Google Forms e o envio dos comprovantes, que deverá ser para o e-mail petsaude.ip@gmail.com. Essas duas etapas são obrigatórias, e a ausência de qualquer uma invalidará a inscrição. Serão selecionados estudantes bolsistas e voluntários para dois Grupos Tutoriais do eixo Assistência à Saúde, conforme o demonstrativo no Quadro de Vagas, do Edital 01/2023. As matrículas terão início no dia 14 de fevereiro e o período de avaliação dos coeficientes de rendimentos será de 16 a 27. Os candidatos deverão enviar o atestado de matrículas atualizados até o dia 17 de fevereiro. Segundo a coordenação do projeto, não serão aceitos atestados após essa data.

Nesta edição do PET-Saúde Gestão e Assistência (2022/2023) UFMA – São Luís e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, são desenvolvidas ações de gestão e de assistência, em diferentes níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas. O foco das ações ocorre por iniciativas que promovem estratégias de formação em saúde e capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS.

No eixo da Assistência à Saúde, estão em desenvolvimento competências que possibilitam aos alunos atuar nos diversos cenários de prática, no contexto de articulação ensino-serviço, buscando o aprendizado, bem como a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da atividade profissional e da vivência da prática previstas na contextualização curricular. Essa atividade objetiva o desenvolvimento dos alunos para a formação e para o trabalho em conformidade com os projetos pedagógicos dos cursos, com práticas efetivas, e deve levar em conta as competências e os conteúdos requeridos do perfil do aluno para o futuro exercício profissional.

As atividades do projeto são realizadas por três grupos tutoriais, e cada um deles é formado por dois tutores (professores dos cursos da área de saúde), dois preceptores (profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís) e oito estudantes bolsistas, conforme descrito no quadro demonstrativo de vagas, e atendendo à especificação do edital de seleção.

Os grupos tutoriais realizam suas atividades, preferencialmente, na Atenção Primária em Saúde (SUS) e seu território, bem como na Instituição de Ensino priorizando a diversificação dos cenários de práticas objetivando a dinâmica do trabalho em saúde, fortalecendo o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS, além de desenvolver e estimular, na própria Universidade, a participação dos atores envolvidos nos grupos tutoriais em seminários e oficinas.

Saiba +

O PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde e tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Clique para acessar o edital

Por: DCom

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents