Notícias
Inscrições para a Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM) encerram-se na próxima quarta-feira, 20 de agosto
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove a primeira Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM), com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, descobrir talentos e valorizar a matemática como ferramenta de transformação social.
Podem participar da Olimpíada estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Estado do Maranhão. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas escolas até o dia 20 de agosto.
O coordenador-geral da OMEM e professor da UFMA, Arlane Manoel Silva Vieira, salienta que a OMEM estimula o interesse pela ciência, fortalece o ensino de matemática no Maranhão e integra ações de extensão da UFMA voltadas à formação científica e cidadã dos jovens. “Além de promover o raciocínio lógico e a resolução de problemas, a OMEM estimula o interesse pela ciência e contribui para o fortalecimento do ensino de matemática no estado. Esta é a primeira edição da OMEM, promovida pela Universidade Federal do Maranhão, com apoio de diversas instituições parceiras e financiamento de órgãos públicos e privados. A iniciativa integra as ações de extensão universitária da UFMA voltadas para a educação básica e reafirma o compromisso da Universidade com a formação científica e cidadã da juventude maranhense”, frisa.
Em sua primeira edição, a OMEM se propõe a alcançar escolas de todas as regiões do estado, promovendo inclusão, equidade e excelência. Por meio da matemática, o projeto conecta jovens talentos de diferentes regiões, estimula sonhos, valoriza trajetórias e contribui ativamente para o desenvolvimento educacional e científico do Maranhão.
A primeira fase está prevista para o dia 9 de setembro; e a segunda, para 30 de outubro, com aplicação das provas nas escolas inscritas. Os mais bem-classificados receberão medalhas e certificados, e os estudantes da rede pública com melhor desempenho serão contemplados com bolsas e com a participação em um programa avançado de formação em matemática ao longo de 2026.
Para mais informações e inscrições, acesse o site da OMEM.
Por: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante