Inscrições para a Bolsa Foco Acadêmico são reabertas, os discentes podem se inscrever até o dia 10 de julho

publicado: 05/07/2022 13h15, última modificação: 06/07/2022 19h02
Programa Foco Acadêmico.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), publicou, nesta terça-feira, 5, a reabertura das inscrições da Bolsa Foco Acadêmico, com base no Edital n° 10/2022. Os estudantes podem se inscrever até o dia 10 de julho.

A bolsa é destinada a discentes da UFMA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em componentes curriculares nos cursos de graduação presencial e tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos discentes na educação superior pública federal. Seguindo o disposto no Programa Nacional de Assistência Estudantil, serão atendidos, prioritariamente, estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio vigente.

O Projeto Foco Acadêmico é composto de subprojetos integradores nos eixos Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Empreendedorismo e Inovação, sob a coordenação e orientação de docentes ou técnicos administrativos, de acordo com a modalidade, com a finalidade de promover a complementação da formação acadêmica do discente, quanto às questões mais amplas do mundo contemporâneo, pautados nos princípios humanísticos, críticos, éticos e reflexivos, estimulando o senso de responsabilidade social e o seu compromisso com a cidadania.

A bolsa será de R$ 400 mensais para discentes participarem de subprojetos integradores de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e empreendedorismo e inovação, com carga horária semanal de doze (12) horas. Estão disponibilizadas 435 vagas que devem ser preenchidas obedecendo estritamente à ordem de classificação do resultado final, e distribuídas nos câmpus e eixos, conforme o Edital.

Acesse os arquivos:

Edital Proaes Nº 10/2022 - Reabertura do edital (novo cronograma)

Edital Proaes Nº 8/2022 - Abertura do edital

Por: Bruno Goulart