Inscrições abertas para o novo curso da UNA-SUS-UFMA, com o tema "Cuidado em Reações Anafiláticas"; inscrições irão até 31 de julho

publicado: 08/02/2022 09h47, última modificação: 08/02/2022 14h26

As reações anafiláticas, uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário, podem evoluir negativamente de forma rápida. Buscando manter os profissionais de saúde atualizados sobre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à assistência correta nesse contexto, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso “Cuidado em reações anafiláticas”. O curso é gratuito, com início imediato e inscrições abertas até 31 de julho.

A oferta é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA) e Grupo de Saite (CNPq-UFMA).

O objetivo é capacitar o cursista para identificar as causas e proceder de maneira correta diante de quadros de reações anafiláticas, tendo em vista que essas emergências estão presentes entre as queixas comuns no atendimento à demanda espontânea nas unidades básicas de saúde e podem ameaçar a vida do paciente se não forem tratadas adequadamente e em tempo hábil.

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, game quiz, material em PDF e questionário.

Sobre o curso

Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: "Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS)"; "Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea"; "Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática"; "Situações especiais"; "Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas"; e "Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática".

UNA-SUS-UFMA

A UNA-SUS-UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse www.unasus.ufma.br.

DTED-UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação é o setor responsável pela gestão da modalidade educação a distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Por: Núcleo de Comunicação e Design da DTED