Notícias
Inscrições abertas para novo curso da UNA-SUS-UFMA com o tema “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”
Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população feminina com deficiência, com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico do problemas mais comuns enfrentados por esse público, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 3 de outubro no saiteava.org.
A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) e do Ministério da Saúde — por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS).
A capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.
Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.
Temáticas abordadas
O curso apresenta os seguintes conteúdos: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade às mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Violência contra mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Atenção integral à saúde da mulher com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Reabilitação e Saúde Mental; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental da mulher com deficiência; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.
Revisão: Jáder Cavalcante